Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43691

Share on

Title: A estatística no futebol: um estudo contextualizado das medidas de tendência central.
Authors: LIMA, Evandro Menezes
Keywords: Matemática – Estudo e ensino; Estatística - Conhecimentos e aprendizagem; Futebol - Recursos didáticos; Futebol - Estatísticas
Issue Date: 19-Nov-2019
Citation: LIMA, Evandro Menezes. A estatística no futebol: um estudo contextualizado das medidas de tendência central. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a aprendizagem do aluno na sala de aula na temática estatística no futebol, com o estudo do conceito de Medidas de Tendência Central contextualizado com futebol, tendo em vista a análise feita com alunos do 8º ano da rede pública, através de entrevistas e questionários abordando situações envolvendo futebol na Matemática. E construir uma atividade com a temática Medidas de Tendência Central com a contextualização do futebol. Deve ser necessária a contextualização de conteúdos matemáticos pra tentar facilitar a aprendizagem do aluno, como o futebol é um dos esportes que o brasileiro mais gosta, se pode ter essa união entre a matemática e futebol, tendo em vista que o futebol na matemática pode ser um atrativo a mais, pelo fanatismo dos jovens brasileiros nesse esporte. Vale destacar que embora as Medidas de Tendência Central pareçam aparentemente simples, mas não são, houve uma grande dificuldade em os alunos conseguirem atingir as habilidades propostas em cada atividade. É importante salientar que nenhum dos alunos conseguiu resolver corretamente as cinco atividades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43691
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIMA, Evandro Menezes.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons