Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cínthia Mickaele da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T15:35:45Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T15:35:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cínthia Mickaele da. Abordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em analisar os conhecimentos prévios sobre Simetria de um grupo de 33 alunos do 9° ano dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública da cidade de Bonito - Pernambuco. A Simetria está presente no nosso cotidiano e para muitas pessoas a palavra é tida como sinônimo de beleza, harmonia e perfeição. Para alcançar este objetivo, levou em consideração o pensamento sobre aprendizagem significativa estudada por David Ausubel e seus colaboradores sendo o subsídio teórico utilizado para reflexões e discussões a partir dos dados coletados. A importância se reflete como uma alternativa, para amenizar as dificuldades do ensino em torno da Simetria, possibilitando o professor a planejar suas aulas de maneira a facilitar a assimilação de conceitos e significados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, pelo qual foi composto por cinco perguntas. O estudo revelou diversas lacunas e fragilidades conceituais nas concepções dos estudantes sobre Simetria. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Simetria (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem – Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Potencial de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Abordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2551936997657060 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work consists of analyzing the previous knowledge about Symmetry of a group of 33 students of the 9th grade of the final years of elementary school, in a public school in the city of Bonito - Pernambuco. Symmetry is present in our daily lives and in many people with a word as a synonym for beauty, harmony and perfection. To achieve this goal, it took into account the thinking about learning studied by David Ausubel and his collaborators, being the theoretical subsidy used for reflections and discussions based on the data collected. An importance is reflected as an alternative, to ease as difficulties in the teaching of symmetry, to enable the teacher to plan his classes in order to facilitate the assimilation of concepts and meanings. As a data collection instrument used or questionnaire, which consisted of five questions. The study revealed several gaps and weaknesses in the concepts of students' conceptions of symmetry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Cínthia Mickaele da.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons