Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714

Comparte esta pagina

Título : Abordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano.
Autor : SILVA, Cínthia Mickaele da
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental); Simetria (Matemática); Aprendizagem – Avaliação; Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Fecha de publicación : 12-dic-2019
Citación : SILVA, Cínthia Mickaele da. Abordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O presente trabalho consiste em analisar os conhecimentos prévios sobre Simetria de um grupo de 33 alunos do 9° ano dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública da cidade de Bonito - Pernambuco. A Simetria está presente no nosso cotidiano e para muitas pessoas a palavra é tida como sinônimo de beleza, harmonia e perfeição. Para alcançar este objetivo, levou em consideração o pensamento sobre aprendizagem significativa estudada por David Ausubel e seus colaboradores sendo o subsídio teórico utilizado para reflexões e discussões a partir dos dados coletados. A importância se reflete como uma alternativa, para amenizar as dificuldades do ensino em torno da Simetria, possibilitando o professor a planejar suas aulas de maneira a facilitar a assimilação de conceitos e significados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, pelo qual foi composto por cinco perguntas. O estudo revelou diversas lacunas e fragilidades conceituais nas concepções dos estudantes sobre Simetria.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Cínthia Mickaele da.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons