Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714

Share on

Title: Abordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano.
Authors: SILVA, Cínthia Mickaele da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental); Simetria (Matemática); Aprendizagem – Avaliação; Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: SILVA, Cínthia Mickaele da. Abordagem da Simetria na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: identificando os conhecimentos prévios acerca da Simetria no 9o ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho consiste em analisar os conhecimentos prévios sobre Simetria de um grupo de 33 alunos do 9° ano dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública da cidade de Bonito - Pernambuco. A Simetria está presente no nosso cotidiano e para muitas pessoas a palavra é tida como sinônimo de beleza, harmonia e perfeição. Para alcançar este objetivo, levou em consideração o pensamento sobre aprendizagem significativa estudada por David Ausubel e seus colaboradores sendo o subsídio teórico utilizado para reflexões e discussões a partir dos dados coletados. A importância se reflete como uma alternativa, para amenizar as dificuldades do ensino em torno da Simetria, possibilitando o professor a planejar suas aulas de maneira a facilitar a assimilação de conceitos e significados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, pelo qual foi composto por cinco perguntas. O estudo revelou diversas lacunas e fragilidades conceituais nas concepções dos estudantes sobre Simetria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43714
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Cínthia Mickaele da.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons