Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43875

Share on

Title: A eficiência da resposta atenuante da depressão em idosos através da dança: uma revisão bibliográfica
Authors: BRAINER, Luanna Thayná da Silva
Keywords: Educação física para idosos; Dança para idosos; Depressão em idosos
Issue Date: 13-Aug-2021
Abstract: O ritmo do envelhecimento populacional tem sido rápido e constante, decorrente da queda da fecundidade e do aumento da longevidade, sendo um processo natural e inerente ao ser humano que envolve alterações fisiológicas, funcionais e neurológicas. A depressão impacta negativamente no bem-estar e na qualidade de vida do idoso, tornando-se o problema de saúde mental mais comum e uma das maiores causas de alterações emocionais e sociais. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo revisar a literatura acerca da prática da dança como sendo um fator eficaz na resposta atenuante dos sintomas de depressão em idosos. Foram selecionadas 10 publicações nacionais nas bases SciELO, Google Acadêmico e Bireme dos anos de 2012 a 2020. Após as buscas examinadas nas revisões, os resultados mostraram que a prática de atividade física é altamente recomendada para minimizar esses problemas, tornando a dança um dos hábitos mais benéficos para essa população, por proporcionar um ambiente de socialização e descontração no qual eles interagem com os outros praticantes deixando de lado muitos desses problemas, colaborando dessa maneira para uma melhor qualidade de vida. Portanto, evidenciou-se na literatura que a necessidade da prática da dança é fundamental para atenuar os sintomas de depressão nos idosos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43875
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brainer, Luanna Thayná da Silva.pdf773,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons