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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43930

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPARAHYBA, Fatiha Dechicha-
dc.contributor.authorIMBELLONI, Emmanuella de Albuquerque Maranhão-
dc.date.accessioned2022-04-13T17:56:19Z-
dc.date.available2022-04-13T17:56:19Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationIIMBELLONI, Emmanuella de Albuquerque Maranhão Uma análise propositiva da abordagem do gênero carta de reclamação no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa – 7o Ano. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43930-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é o de investigar se a abordagem do gênero carta de reclamação na obra didática Geração Alpha Língua Portuguesa: 7o ano auxilia no desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno na produção escrita do referido gênero. Ancorados no marco teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart ([1999] 2009), assumimos para essa investigação um trabalho aprofundado com as capacidades de linguagem do gênero carta de reclamação na produção escrita, que motive o aluno a se posicionar criticamente diante de problemas de variada ordem, lutar pelos seus direitos e respeitar a opinião alheia. Paralelamente, esta dissertação examina se o livro didático trabalha com o contexto de produção do gênero carta de reclamação. Ao mesmo tempo, analisa se a referida obra didática trabalha com a arquitetura geral da carta de reclamação, com vistas a verificar se a proposta de produção escrita contribui para o desenvolvimento das capacidades discursiva e linguístico-discursiva do aluno na produção desse gênero. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa documental, desenvolvida por meio da análise qualitativa do capítulo 2 (dois) da unidade 7 (sete), “Atitude cidadã”, que trata do gênero na mencionada obra coletiva. Os resultados obtidos revelam que a coleção não desenvolveu um trabalho aprofundado com os mecanismos textuais e enunciativos, baseado no modelo de análise textual de Bronckart. Dessa maneira, considerando as lacunas observadas no livro didático, desenvolvemos uma sequência didática (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) como proposta para o ensino e aprendizagem do gênero carta de reclamação e desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagens e letramentospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.titleUma análise propositiva da abordagem do gênero carta de reclamação no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa – 7o Anopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6371150862587595pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3006618581548481pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to investigate if the approach of the letter of complaint proposed by the textbook Geração Alpha Língua Portuguesa: 7o ano helps in the development of the students ́s language capacity in writing. Based on the Socio-Discursive Interactionism theory of Bronckart ([1999] 2009), the assumption held in this research is that a detailed work with the student’s language capacity in writing can motivate them to learn how to write a letter of complaint and be critical in the face of a controversial subject, be aware of their rights and respect other people ́s opinion. In parallel, this work aims at analyzing if the textbook addresses the production context of a letter of complaint. At the same time, it examines whether the textbook proposes activities related to the general architecture of the letter of complaint in order to verify if the proposal of writing activity contributes to the development of the student’s discursive and linguistic-discursive capacity. The adopted methodological procedure consisted of a documental research was carried out, which was developed through the qualitative analysis of chapter 2 (two) of unit 7 (seven) Atitude cidadã, which addresses the genre letter of complaint. The results have revealed that the textbook does not work deeply the textual and enunciative mechanisms based on Bronckart ́s model of textual analysis ([1999] 2009). Therefore, considering the gaps observed in this textbook, a didactic sequence (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) has been developed in the present work as a proposal for the teaching and learning of the genre letter of complaint and the development of the learner’s language capacity.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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