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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43930

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Título: Uma análise propositiva da abordagem do gênero carta de reclamação no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa – 7o Ano
Autor(es): IMBELLONI, Emmanuella de Albuquerque Maranhão
Palavras-chave: Linguagens e letramentos; Livro didático; Interacionismo Sociodiscursivo
Data do documento: 19-Mai-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: IIMBELLONI, Emmanuella de Albuquerque Maranhão Uma análise propositiva da abordagem do gênero carta de reclamação no livro didático Geração Alpha Língua Portuguesa – 7o Ano. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O propósito deste trabalho é o de investigar se a abordagem do gênero carta de reclamação na obra didática Geração Alpha Língua Portuguesa: 7o ano auxilia no desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno na produção escrita do referido gênero. Ancorados no marco teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart ([1999] 2009), assumimos para essa investigação um trabalho aprofundado com as capacidades de linguagem do gênero carta de reclamação na produção escrita, que motive o aluno a se posicionar criticamente diante de problemas de variada ordem, lutar pelos seus direitos e respeitar a opinião alheia. Paralelamente, esta dissertação examina se o livro didático trabalha com o contexto de produção do gênero carta de reclamação. Ao mesmo tempo, analisa se a referida obra didática trabalha com a arquitetura geral da carta de reclamação, com vistas a verificar se a proposta de produção escrita contribui para o desenvolvimento das capacidades discursiva e linguístico-discursiva do aluno na produção desse gênero. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa documental, desenvolvida por meio da análise qualitativa do capítulo 2 (dois) da unidade 7 (sete), “Atitude cidadã”, que trata do gênero na mencionada obra coletiva. Os resultados obtidos revelam que a coleção não desenvolveu um trabalho aprofundado com os mecanismos textuais e enunciativos, baseado no modelo de análise textual de Bronckart. Dessa maneira, considerando as lacunas observadas no livro didático, desenvolvemos uma sequência didática (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) como proposta para o ensino e aprendizagem do gênero carta de reclamação e desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43930
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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