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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44045
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Título: | Projeto político-pedagógico como instrumento articulador do ensino-aprendizagem de Física nas escolas públicas. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Leticia Neves Rodrigues de |
Palavras-chave: | Física – Estudo e ensino; Gestão escolar; Aprendizagem; Projeto político-pedagógico |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Citação: | OLIVEIRA, Leticia Neves Rodrigues de. Projeto político-pedagógico como instrumento articulador do ensino-aprendizagem de Física nas escolas públicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A gestão escolar é responsável por grande parte do desenvolvimento de uma instituição escolar, como mediação no processo de planejamento de planos e metas para o bom funcionamento e obtenção de resultados. É, portanto, uma atividade meio, considerando que os fins da educação dizem respeito à aprendizagem. Para tanto, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o principal instrumento, definido por lei, para garantir este processo, de acordo com uma perspectiva de gestão democrática da escola, considerando as características da escola, seus desafios, a definição de objetivos e metas, a avaliação dos resultados internos e externos, num esforço coletivo de toda equipe. Considerando esses elementos, o nosso estudo teve como objetivo identificar como o processo de ensino-aprendizagem de física é planejado em projetos político-pedagógicos de escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas escolas de ensino médio da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco, nas cidades de Amaraji e Primavera, através da realização de entrevistas com gestores e professores e da análise documental dos PPPs das duas escolas. Os resultados indicam que embora existam aspectos a serem melhorados, os projetos de ambas escolas possuem vários recursos que facilitam o desenvolvimento da disciplina nas instituições, podendo então ser considerados instrumentos articuladores para o ensino-aprendizagem de Física nas mesmas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44045 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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