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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44059

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tania Maria Goretti-
dc.contributor.authorBEZERRA, Vítor Gabriel Lira-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:19:28Z-
dc.date.available2022-04-19T18:19:28Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationBEZERRA, Vítor Gabriel Lira. Alunos surdos, ensino de ciências e sala bilíngue (Libras/Português) : um estudo a partir da compreensão dos alunos surdos sobre as mudanças do estados físicos da água numa escola pública municipal de Caruaru. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44059-
dc.description.abstractDiante da problematização sobre a educação inclusiva, mais marcadamente a partir dos anos de 1990, muitos debates têm se fortalecido em relação ao direito das pessoas com necessidades específicas. Nessa direção, interessam as questões referentes ao debate sobre surdez e o direito do surdo no processo de escolarização, reconhecendo sua língua como comunicação que não se faz em sala de aula apenas pelo intérprete. O desejo de pesquisar sobre o ensino de ciências em uma perspectiva bilíngue, se configurou a partir de situações vivenciadas durante a graduação no curso de Química-Licenciatura, através das disciplinas de Libras. Assim, as inquietações partem da necessidade de compreender a aprendizagem do aluno surdo em uma sala bilíngue em que o conteúdo são as mudanças dos estados físicos da água. Como campo de pesquisa foi escolhida uma sala do Ensino Fundamental, em uma sala bilíngue do município de Caruaru. Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: identificar a fluência dos alunos surdos na Libras, refletir de que maneira acontece o ensino de ciências na sala e analisar a aprendizagem do aluno a partir do ensino que foi ministrado. A metodologia empregada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não participante, a aplicação de uma atividade para perceber a relação com o conhecimento e conteúdo definido e a entrevista semiestruturada, que foi realizada apenas com os alunos que fazem parte da sala bilíngue e que correspondiam aos critérios inicias como a fluência. Os dados coletados foram organizados em quadros, a partir da relação apresentada entre o que os participantes apontavam e o desvendamento do objetivo central da pesquisa. Das diversas questões que os achados revelaram destaca-se aqui o fato de existir um grande número de surdos desistentes na educação básica.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectCiência - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.titleAlunos surdos, ensino de ciências e sala bilíngue (Libras/Português) : um estudo a partir da compreensão dos alunos surdos sobre as mudanças do estados físicos da água numa escola pública municipal de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2727712588571233pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxUpon the issues of inclusive education, most notably from the 1990s. A lot has been discussed regarding the rights of people with specific needs. In this topic, it was focused on the issues related to deafness and the rights of the deaf in the schooling system, recognizing their language as communication that is not done in classrooms only by the interpreter. The desire to research on science teaching from a bilingual perspective was based on situations experienced by the author during the undergraduate degree in Chemistry and through the Libras (stands for “Língua brasileira de sinais” which translates as “Brazilian sign languange”) courses. Thus, the concerns stem from the need to understand deaf student learning in a bilingual class about the topic of changes in the physical states of water. As the object of research, was chosen a class of elementary school, in a bilingual class in the city of Caruaru. To do so, specific goals were set: to identify the fluency level of the deaf students in Libras, to reflect on how science teaching takes place in the classroom and to analyze student learning from the lecture that was given. The methodology used in the research had a qualitative approach, having as tools of data gathering the non-participant observation, the application of an activity to connect the relation of the knowledge and the pre defined topic as well as a semi-structured interview, which was conducted only with the students who are part of the bilingual room and met the initial criteria such as fluency. The data gathered was organized in tables, based on the relationship between what the participants pointed out and the progress of the central goal of the research, among several issues detected the fact that there is a large number of deaf dropouts in basic education was highlighted.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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