Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44059

Share on

Title: Alunos surdos, ensino de ciências e sala bilíngue (Libras/Português) : um estudo a partir da compreensão dos alunos surdos sobre as mudanças do estados físicos da água numa escola pública municipal de Caruaru.
Authors: BEZERRA, Vítor Gabriel Lira
Keywords: Química – Estudo e ensino; Educação inclusiva; Educação bilíngue; Língua brasileira de sinais; Ciência - Conhecimentos e aprendizagem; Surdos - Educação
Issue Date: 27-Nov-2019
Citation: BEZERRA, Vítor Gabriel Lira. Alunos surdos, ensino de ciências e sala bilíngue (Libras/Português) : um estudo a partir da compreensão dos alunos surdos sobre as mudanças do estados físicos da água numa escola pública municipal de Caruaru. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Diante da problematização sobre a educação inclusiva, mais marcadamente a partir dos anos de 1990, muitos debates têm se fortalecido em relação ao direito das pessoas com necessidades específicas. Nessa direção, interessam as questões referentes ao debate sobre surdez e o direito do surdo no processo de escolarização, reconhecendo sua língua como comunicação que não se faz em sala de aula apenas pelo intérprete. O desejo de pesquisar sobre o ensino de ciências em uma perspectiva bilíngue, se configurou a partir de situações vivenciadas durante a graduação no curso de Química-Licenciatura, através das disciplinas de Libras. Assim, as inquietações partem da necessidade de compreender a aprendizagem do aluno surdo em uma sala bilíngue em que o conteúdo são as mudanças dos estados físicos da água. Como campo de pesquisa foi escolhida uma sala do Ensino Fundamental, em uma sala bilíngue do município de Caruaru. Para tanto, foram definidos como objetivos específicos: identificar a fluência dos alunos surdos na Libras, refletir de que maneira acontece o ensino de ciências na sala e analisar a aprendizagem do aluno a partir do ensino que foi ministrado. A metodologia empregada na pesquisa teve uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não participante, a aplicação de uma atividade para perceber a relação com o conhecimento e conteúdo definido e a entrevista semiestruturada, que foi realizada apenas com os alunos que fazem parte da sala bilíngue e que correspondiam aos critérios inicias como a fluência. Os dados coletados foram organizados em quadros, a partir da relação apresentada entre o que os participantes apontavam e o desvendamento do objetivo central da pesquisa. Das diversas questões que os achados revelaram destaca-se aqui o fato de existir um grande número de surdos desistentes na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44059
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEZERRA, Vítor Gabriel Lira.pdf571,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons