Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44062

Compartilhe esta página

Título: Análise de uma proposta para o ensino da química: abordando tema químico social com enfoque CTSA e as contribuições para uma formação cidadã.
Autor(es): GERMANO, Rosália Luzia Pontes de Vasconcelos
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Ensino - Aspectos sociais; Química - Agricultura; Cidadania - Efeito da educação
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: GERMANO, Rosália Luzia Pontes de Vasconcelos. Análise de uma proposta para o ensino da química: abordando tema químico social com enfoque CTSA e as contribuições para uma formação cidadã. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Tendo em vista o crescente discurso de que a química é difícil, o presente trabalho se fundamenta no estudo sobre uma proposta de ensino de química que possa romper com essa visão. Com essa pesquisa buscamos identificar as contribuições que uma proposta de ensino utilizando de um tema químico social, química na agricultura, com enfoque na abordagem CTSA, identificando como os conhecimentos empíricos dos estudantes acerca do tema podem ser aliados na formação cidadã dos mesmos, bem como pode favorecer o processo de ensino aprendizagem da química. Nessa pesquisa utilizamos autores como Santos e Schenetzler (1996), Santos e Maldaner (2010) e Chassot (1993, 2000) que nos trazem ideias a respeito das teorias que entendemos como necessárias, se utilizando de estratégias que fazem abordagens utilizando temas químicos sociais correlacionados com abordagem CTSA, sabendo de que o processo de ensino-aprendizagem se baseia nessa perspectiva de contextualizar o conteúdo com o cotidiano do indivíduo, além disso, tornando-se aliado em formar o cidadão cientificamente, oportunizando ao alunado compreender a química, bem como se tornar sujeito ativo na sociedade. Tendo como participantes dessa pesquisa alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sairé-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma sequência didática, que se deu em três partes, questionário, aula temática e apresentação de atividades feitas pelos alunos, que foram desenvolvidos a partir da temática Química na Agricultura. Através dos resultados obtidos neste trabalho, foi possível compreender como se deu a aprendizagem a partir dos conhecimentos socializados pelos estudantes. A partir das analises das atividades, pesquisas e falas dos estudantes durante o desenvolvimento dessa pesquisa, consideramos que essa proposta contribuiu para uma reflexão no que diz respeito á sua formação cidadã, bem como, aliada ao processo de ensino– aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44062
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERMANO, Rosália Luzia Pontes de Vasconcelos.pdf514,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons