Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44066

Share on

Title: Alimentos e os livros didáticos de química do PNLD (2018-2020): uma sequência didática utilizando textos complementares.
Authors: LIRA, Saimon Hugo Moreira de
Keywords: Química – Estudo e ensino; Livros didáticos; Sequência didática; Base Nacional Comum Curricular
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: LIRA, Saimon Hugo Moreira de. Alimentos e os livros didáticos de química do PNLD (2018-2020): uma sequência didática utilizando textos complementares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentam informações que direcionam para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica, além de destacar a importância do desenvolvimento de competências e habilidades para o desenvolvimento de um cidadão crítico, ético e que reflita sobre os fenômenos à sua volta. Como recurso preparatório dentro da escola, o Livro Didático (LD) ainda é o instrumento mais utilizado, mesmo os PCN sugerindo o uso de outros como textos, vídeos, simulações e experimentações para complementar o uso do LD em sala de aula. Isto posto, este trabalho apresenta um levantamento quanto a esses recursos complementares nos LD de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018- 2020 e observou-se a variedade de instrumentos, principalmente, os Textos Complementares nessas obras que podem ser utilizados em diversas estratégias no ensino das ciências. A utilização de textos para o ensino de ciências tem sido recorrentes e tem apresentado pontos positivos quanto ao seu uso, como o incentivo à leitura, pensamento crítico e desenvolvimento de competências e habilidades. Uma estratégia para tornar os conhecimentos científicos mais acessíveis à realidade dos discentes é a uso de temáticas como Alimentos, Água, Agrotóxicos, Metalurgia, dentre outros. Devido a temática ‘Alimentos’ envolver questões sociocientíficas, apresentar grande potencial interdisciplinar entre as ciências e poder ser utilizada para contextualizar diversos conteúdos da Química, ela foi escolhida para ser analisada nos LD de Química do PNLD (2018-2020). A segunda etapa dessa pesquisa foi a construção de uma sequência didática, com três momentos, utilizando dois textos complementares sugeridos nos LD analisados, experimentação, questões contextualizadas e aula expositiva-dialogada. Esses recursos associados a uma abordagem temática para o conteúdo de Termoquímica, apresentou características que comportam às habilidades de leitura, interpretação, representação oral e dissertativa das ideias que são contempladas pela competência de ‘Representação e comunicação’ sugeridas pelos PCN ao longo das intervenções. Portanto, a abordagem temática utilizando de diversos recursos sugeridos nos LD de Química possibilitou o desenvolvimento de habilidades que contribuem na formação cidadã reflexiva, colaborando para um avanço na educação nacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44066
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIRA, Saimon Hugo Moreira de.pdf6,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons