Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44083

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Anderson Francisco da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:29:48Z-
dc.date.available2022-04-20T14:29:48Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Anderson Francisco da Silva. As contribuições das práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem do ensino de ciências – química, dos anos finais do ensino fundamental II no Município de Bonito-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44083-
dc.description.abstractA pesquisa de caráter qualitativo busca analisar as práticas avaliativas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências (química) nas series finais do Ensino Fundamental no município de Bonito-PE, de forma especifica mapear os instrumentos avaliativos mais utilizados pelos docentes, investigar a concepção dos professores sobre avaliação e aprendizagem significativa, analisar sobre como os professores utilizam os resultados da avaliação na perspectiva da aprendizagem significativa. Para isso realizamos uma entrevista semiestruturada, com professores formados que lecionam a disciplina de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, nas escolas municipais da área urbana do município de Bonito no agreste pernambucano. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2019. As perguntas foram fundamentadas tendo como referência norteadora de autores que trazem as discussões sobre ensino e aprendizagem de ciências, instrumentos da avaliação, aprendizagem significativa. Foi possível concluir que existe fragilidade da atuação da coordenação pedagógica no município, embora os professores tenham domínio do trabalho que exercem em sala de aula. Dentre as razões citadas atribuiu-se que ainda é preciso investir em qualificação dos profissionais que executam as formações continuadas e exercem a função de coordenadores pedagógicos; É preciso que as atividades das coordenação pedagógica sejam pensadas para os professores do município, afim de discutir os tipos de avaliação, a aprendizagem significativa, o ensino de ciências, as reflexões que podem ser feitas diante dos resultados das avaliações, propiciando dessa forma um ambiente onde o professor possa desenvolver possibilidades de alterações quando necessário em sua prática docente, possibilitando aos docentes um espaço e subsídios que proporcionem a esses profissionais desenvolver habilidades quanto profissionais e consigam desenvolver espaços onde seja propicio ao aluno desenvolver habilidades para a formação do sujeito critico, reflexivo e ativo na sua realidade social.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAs contribuições das práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem do ensino de ciências – química, dos anos finais do ensino fundamental II no Município de Bonito-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9192783078016977pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThe qualitative research seeks to analyze the evaluative practices used in the teaching-learning process of science teaching (chemistry) of the final grades of elementary school II in the city of Bonito-PE and the objectives to map the evaluative instruments most used by teachers. Investigate teachers' design on assessment and meaningful learning. Analyze how teachers use assessment results from the perspective of meaningful learning. For this we conducted a semi-structured interview, conducted with graduated teachers who teach the science discipline in the final years of elementary school II, in municipal schools in the urban area of Bonito in Pernambuco agreste. The research was conducted between October and November 2019. The questions were based on the guiding reference of authors who bring discussions about science teaching and learning, assessment tools, meaningful learning. It was possible to conclude that there is fragility of pedagogical coordination in the city although teachers have mastery of the work they perform in the classroom. Among the aforementioned reasons, it was attributed that it is still necessary to invest in the qualification of the professionals who perform the continuing training and perform the function of pedagogical coordinators; It is necessary that the activities of the pedagogical coordination are thought for the teachers of the municipality, in order to discuss the types of evaluation, the meaningful learning, the science teaching, the reflections that can be made in front of the evaluation results, thus providing an environment. where the teacher can develop possibilities for changes when necessary in his teaching practice. Enabling teachers, a space and subsidies that allow these professionals to develop skills as professionals and can develop spaces where it is conducive to the student to develop skills for the formation of critical, reflective and active subject in their social reality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Anderson Francisco da Silva.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons