Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves | - |
dc.contributor.author | SILVA, Bruna de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T15:23:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T15:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna de Oliveira. Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088 | - |
dc.description.abstract | A Química é uma ciência de grande importância para a sociedade e que vem contribuindo para seu avanço nas mais diversas áreas, como na tecnologia, na medicina, na agricultura, entre outras. A Química também é um componente curricular previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos temas de grande importância deste componente curricular é a radioatividade, ainda pouco discutida nos ambientes escolares e com poucos recursos didáticos disponíveis em língua portuguesa. Neste trabalho desenvolveu-se o aplicativo gamificado RadiAção, como recurso didático de ensino e aprendizagem da Ciência Nuclear e suas tecnologias para estudantes do Ensino Básico. Para isto, foi realizado um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru e os dados coletados serviram de base para o desenvolvimento do aplicativo, fundamentado no conceito de gamificação. O mesmo possui uma estrutura que busca estimular nos estudantes a motivação e o engajamento, para uma aprendizagem interativa, dinâmica e participativa do tema proposto. Através da reflexão por parte dos estudantes sobre os conteúdos disponíveis no aplicativo, podem ser criadas novas estruturas cognitivas de conhecimento através da reelaboração dos conceitos e construção de significados. A última etapa foi a utilização do aplicativo por estudantes de licenciatura em química que tivessem cursado a disciplina Introdução à Química Nuclear. Estes estudantes responderam questões a fim de analisar a usabilidade do aplicativo e puderam deixar sugestões de melhoria. Após serem realizadas as modificações de melhoria, o aplicativo será disponibilizado para livre acesso por meio de uma plataforma digital. | pt_BR |
dc.format.extent | 96p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Educação básica - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Química nuclear | pt_BR |
dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
dc.title | Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7622735302655317 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Chemistry is a science of great importance to society and has been contributing to its advancement in various areas, such as technology, medicine, agriculture, among others. Chemistry is also a curricular component provided for in the National Curriculum Parameters. One of the topics of great importance of this curricular component is radioactivity, still little discussed in school environments and with few didactic resources available in Portuguese. In this work, the gamified application RadiAção was developed as a didactic resource for teaching and learning Nuclear Science and its technologies for students of Basic Education. For this, it was made a survey of the previous knowledge of the students of a third year high school class of a public school in Caruaru and the collected data served as basis for the development of the application, based on the concept of gamification. It has a structure that seeks to stimulate students' motivation and engagement, for interactive, dynamic and participatory learning of the proposed theme. Through students' reflection on the contents available in the application, new cognitive knowledge structures can be created by reworking concepts and constructing meanings. The last step was the use of the application by undergraduate chemistry students who had taken the Introduction to Nuclear Chemistry course. These students answered questions in order to analyze the usability of the application and could leave suggestions for improvement. Once the enhancement modifications have been made, the application will be made available for free access through a digital platform. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Bruna de Oliveira.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons