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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorSILVA, Bruna de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-20T15:23:04Z-
dc.date.available2022-04-20T15:23:04Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna de Oliveira. Radiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44088-
dc.description.abstractA Química é uma ciência de grande importância para a sociedade e que vem contribuindo para seu avanço nas mais diversas áreas, como na tecnologia, na medicina, na agricultura, entre outras. A Química também é um componente curricular previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos temas de grande importância deste componente curricular é a radioatividade, ainda pouco discutida nos ambientes escolares e com poucos recursos didáticos disponíveis em língua portuguesa. Neste trabalho desenvolveu-se o aplicativo gamificado RadiAção, como recurso didático de ensino e aprendizagem da Ciência Nuclear e suas tecnologias para estudantes do Ensino Básico. Para isto, foi realizado um levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru e os dados coletados serviram de base para o desenvolvimento do aplicativo, fundamentado no conceito de gamificação. O mesmo possui uma estrutura que busca estimular nos estudantes a motivação e o engajamento, para uma aprendizagem interativa, dinâmica e participativa do tema proposto. Através da reflexão por parte dos estudantes sobre os conteúdos disponíveis no aplicativo, podem ser criadas novas estruturas cognitivas de conhecimento através da reelaboração dos conceitos e construção de significados. A última etapa foi a utilização do aplicativo por estudantes de licenciatura em química que tivessem cursado a disciplina Introdução à Química Nuclear. Estes estudantes responderam questões a fim de analisar a usabilidade do aplicativo e puderam deixar sugestões de melhoria. Após serem realizadas as modificações de melhoria, o aplicativo será disponibilizado para livre acesso por meio de uma plataforma digital.pt_BR
dc.format.extent96p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de químicapt_BR
dc.subjectEducação básica - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectQuímica nuclearpt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.titleRadiação: um aplicativo gamificado como recurso didático de ensino e aprendizagem da ciência nuclear e suas tecnologias para estudantes do ensino básico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7622735302655317pt_BR
dc.description.abstractxChemistry is a science of great importance to society and has been contributing to its advancement in various areas, such as technology, medicine, agriculture, among others. Chemistry is also a curricular component provided for in the National Curriculum Parameters. One of the topics of great importance of this curricular component is radioactivity, still little discussed in school environments and with few didactic resources available in Portuguese. In this work, the gamified application RadiAção was developed as a didactic resource for teaching and learning Nuclear Science and its technologies for students of Basic Education. For this, it was made a survey of the previous knowledge of the students of a third year high school class of a public school in Caruaru and the collected data served as basis for the development of the application, based on the concept of gamification. It has a structure that seeks to stimulate students' motivation and engagement, for interactive, dynamic and participatory learning of the proposed theme. Through students' reflection on the contents available in the application, new cognitive knowledge structures can be created by reworking concepts and constructing meanings. The last step was the use of the application by undergraduate chemistry students who had taken the Introduction to Nuclear Chemistry course. These students answered questions in order to analyze the usability of the application and could leave suggestions for improvement. Once the enhancement modifications have been made, the application will be made available for free access through a digital platform.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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