Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44094
Compartilhe esta página
Título: | Aprendizagem de termodinâmica e abordagem CTSA: uma proposta a partir de uma sequência didática. |
Autor(es): | SILVA, Gizele Maria da |
Palavras-chave: | Termodinâmica; Sequência didática; Ciência e Tecnologia |
Data do documento: | 17-Dez-2019 |
Citação: | SILVA, Gizele Maria da. Aprendizagem de termodinâmica e abordagem CTSA: uma proposta a partir de uma sequência didática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo uma proposta de uma sequência didática, de como os alunos conseguem relacionar o conteúdo de termodinâmica com abordagem CTSA, no ensino de química. Dessa maneira, foi elaborada uma proposta de sequência didática com abordagem CTSA com relação ao conteúdo de termodinâmica e abordando o tema combustíveis. Logo a temática combustíveis foi uma ferramenta auxiliar para contextualização do conteúdo. Portanto trabalhar um conteúdo de grande relevância social e que haja a problematização é uma forma de gera interesse no aluno e ensinar a partir de um tema que permite a problematização e as interações com os eixos CTSA. Propor uma aprendizagem que busque ao estudante uma forma de compreender os processos químicos em diferentes contextos e também importante o conhecimento cientifico e tecnológico que seja interligados aos fatos do cotidiano do aluno. A pesquisa foi feita com 28 participantes, estudantes da turma de Química do Ensino Médio de uma rede Estadual, buscou analisar como os estudantes tem a visão de relacionar o conteúdo com a abordagem CTSA. A pesquisa é de caráter qualitativa com a natureza de analisar. Os dados foram coletados a partir do questionário de conhecimento prévio e vídeo – gravações durante a sequência didática. As análises de dados foi feita a partir dos discursos dos estudantes em sala de aula, utilizando critérios para ser observado se os estudantes adquiriu aprendizagem. Após as analise de todo momento da sequência didática foi observado que alguns estudantes no início tiveram dificuldades de compreender alguns conceitos especifico sobre o conteúdo de termodinâmica, mas apresentavam noções claras sobre os eixos Ciências – Tecnologia – Sociedade e Ambiente, dessa maneira, foi possível perceber como os estudantes obtiveram aprendizagem de maneira contextualizada e interagindo entre eles sobre as questões apresentadas em sala de aula e adquirindo novos conhecimentos e tendo pensamentos críticos é uma maneira de formar cidadãos reflexivos e poder transformar e transmitir o conhecimento dos mesmos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44094 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Gizele Maria da.pdf | 578,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons