Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44097

Comparte esta pagina

Título : Avaliação de estabilidade de taludes de aterros sanitários.
Autor : MEDEIROS, Rafaella de Moura
Palabras clave : Aterro sanitário; Taludes (Mecânica do solo) - Estabilidade; Gestão integrada de resíduos sólidos; Software; Simulação (Computadores); Cisalhamento dos solos - Resistência
Fecha de publicación : 26-jul-2018
Citación : MEDEIROS, Rafaella de Moura. Avaliação de estabilidade de taludes de aterros sanitários. Caruaru: O Autor, 2018.
Resumen : O aumento nas taxas de geração de resíduos sólidos, decorrentes do aumento das atividades industriais e do poder de compra da população, atrelado ao fato da escassez de áreas adequadas para a disposição de resíduos, vem demandando o aumento da vida útil de aterros, para uma maior deposição de resíduos nas células do aterro, assim como a reutilização de antigas áreas de disposição que já foram encerradas. Tal situação induz a construção de aterros cada vez mais altos, atenuando o problema da demanda de resíduos e, em contrapartida, gerando grandes preocupações quanto à estabilidade destes elementos. No entanto, temos um cenário em que ainda não se há teorias ou modelos que representem de forma realista o comportamento heterogêneo dos resíduos sólidos urbanos (RSU). Desta forma, têm se adotado comumente as teorias da mecânica clássica para representá-los; o que pode resultar em situações conservadoras ou de instabilidade dos taludes dos aterros sanitários. Esta instabilidade se deve principalmente a heterogeneidade que a massa de resíduos possui tanto ao ser disposta no aterro, quanto ao decorrer do seu processo de biodegradação. A ruptura de ASRU tem como consequências o deslocamento da massa de resíduo, lançamento de tais resíduos e lixiviado no solo, em alguns casos causam até a perda do capital humano. Assim essa pesquisa objetivou-se em avaliar a estabilidade de taludes de maciços de resíduos sólidos urbanos, através da retro-análise dos mesmos, realizando a modelagem de aterros que sofreram ruptura, que tiveram sua ruptura simulada e que não apresentaram ruptura, utilizando o software SLOPE/W da Geo-Slope International. Através da verificação da estabilidade em condições de drenagem eficiente e drenagem obstruída foi possível avaliar a influência do nível de lixiviado na estabilidade, onde se obteve um decréscimo de 86,12% no FS quando comparada ambas a situações, para dos casos avaliados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44097
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEDEIROS, Rafaella de Moura.pdf1.79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons