Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44102
Compartilhe esta página
Título: | Especiaria: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas. |
Autor(es): | SILVA, Orlando Felipe dos Santos |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino (Ensino médio); Funções orgânicas; Contextualização; Especiarias |
Data do documento: | 17-Dez-2019 |
Citação: | SILVA, Orlando Felipe dos Santos. Especiaria: uma abordagem contextualizada para o ensino de funções orgânicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O ensino de química há anos registra inúmeras dificuldades sofridas pelos estudantes em compreender os conceitos oriundos dessa ciência. Conforme o contexto escolar, a maioria dos estudantes sentem dificuldades, o que gera um desinteresse em aprender os conceitos discutidos em sala, uma vez que não identificam a relação destes com o cotidiano e/ou sua importância na tomada de decisão. Visando inserir um tema que esteja relacionado com o cotidiano dos estudantes, foi utilizada a temática das especiarias, como tema gerador, com o intuito de promover um diálogo entre conteúdos disciplinares e a química cotidiana dos estudantes. Este trabalho propõe a aplicação de um projeto a partir da temática “Especiarias - uma abordagem contextualizada para o ensino das funções orgânicas”, que foi realizado em uma escola da rede pública de Ensino Médio localizada no município de Caruaru-PE com estudantes voluntários. Com o objetivo de oportunizar a compreensão do conteúdo de funções orgânicas por meio de um tema do cotidiano mais a contextualização, através do entendimento histórico e do desenvolvimento do tema junto a química, possibilitando a compreensão por parte dos estudantes. Podendo ser visto nos resultados quando, os estudantes conseguem construir a relação dos compostos químicos das especiarias estudas com a química conteudista vista em sala e as relações feitas com o cotidiano a partir das propriedades desses produtos naturais. Contudo, pretendeu-se a partir da abordagem contextualizada um ensino das funções orgânicas mais oportuno e que tivesse impacto no desenvolvimento crítico e cidadão dos estudantes e melhorar o posicionamento em relação a diversos assuntos do cotidiano dos mesmos, o que de fato aconteceu. Foram utilizadas diversas estratégias como vídeo, debates, pesquisas e exposição de trabalhos. A riqueza dos conceitos da temática e seu potencial educativo pode ser um dos caminhos para aproximar o estudante do conhecimento cientifico. Desta forma a química torna-se uma abordagem capaz de explicar fenômenos triviais do cotidiano. Foi possível concluir que o desenvolvimento e aplicação deste trabalho venha contribuir com os professores em sua prática pedagógica em sala de aula ou para além dela. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44102 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Orlando Felipe dos Santos.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons