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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44104

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Título: Interdisciplinaridade no ensino de química: trabalhando a temática ambiental através de uma abordagem investigativa e integrada.
Autor(es): SILVA, Pedro Antonio da
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Interdisciplinaridade; Investigação científica
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: SILVA, Pedro Antonio da. Interdisciplinaridade no ensino de química: trabalhando a temática ambiental através de uma abordagem investigativa e integrada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso caracterizado como uma pesquisa participante, de cunho qualitativo, buscou analisar como alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, da cidade de Caruaru – PE utilizam os diversos saberes das disciplinas de química, biologia e matemática para a resolução de situações – problemas envolvendo a temática ambiental. Tendo como objetivo principal analisar a partir de uma atividade investigativa, como os estudantes utilizam os saberes escolares de química, biologia e matemática para a resolução de uma situação problema envolvendo a temática ambiental, por meio de um olhar interdisciplinar. Nos procedimentos metodológicos em que participaram vinte e oito estudantes, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: a observação e a entrevista. A aplicação ocorreu através de uma sequência didática, que guiou o processo da investigação. A organização e a análise dos dados obtidos tiveram como referência o método proposto por Bardin (1970), seguindo-se as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Diante dos resultados, observou-se que os estudantes utilizam os saberes das disciplinas de forma fragmentada, separada, com dificuldades para a ligação e síntese desses saberes, para a resolução de situações-problema, envolvendo sistemas complexos que melhor representam a realidade. Apesar disso, deve-se levar em consideração que uma mudança curricular que busca integrar as disciplinas escolares, mexe com toda a estrutura do atual modelo de ensino e aprendizagem escolar, desde os estudantes à gestão, o que sugere uma reforma geral, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, alguns teóricos apontam que os professores como mediadores do processo de ensino/aprendizagem não estão habituados a trabalharem com projetos interdisciplinares, ao invés disso, costumam confundir o grau de associação e coordenação entre as disciplinas, pois em suas formações inicial não foram preparados para esse trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44104
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