Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44105

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Débora Clara Coêlho da Mota-
dc.date.accessioned2022-04-20T18:54:05Z-
dc.date.available2022-04-20T18:54:05Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Débora Clara Coêlho da Mota. Jogo do tipo Escape Room como ferramenta no desenvolvimento do raciocínio e da aprendizagem colaborativa com enfoque nos compostos orgânicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44105-
dc.description.abstractÉ percebido que ao decorrer dos anos a tecnologia está cada vez mais inserida na vida do aluno e consequentemente nas salas de aula, já que faz parte do cotidiano deles. Devido a esse fator, os alunos necessitam cada vez mais de formas diversificadas de ensino, de uma maior motivação, ou seja, de uma ferramenta que, junto ao que é ensinado em sala, possa auxiliar na fixação ou aprendizagem dos conteúdos. Uma dessas ferramentas pedagógicas que não só agregam ao ensino, como são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, o senso crítico e a aprendizagem, são os jogos didáticos. Os jogos têm o potencial de desenvolver aspectos que o ensino tradicional sozinho não consegue contemplar. Os jogos didáticos também têm o potencial de ajudar o professor na consolidação de conteúdos e fazer o aluno ter uma melhor vivência e assimilação do que é visto em sala de aula. Uma das formas de observar essa aprendizagem perante os jogos é aliando-os à aprendizagem colaborativa, em que o professor é visto como um orientador e não como detentor de todo o conhecimento, e todos buscam juntos o melhor caminho para se resolver um determinado problema, e no caso, vencendo um jogo. Pensando na união dos jogos e da aprendizagem colaborativa foi desenvolvida uma proposta de jogo do tipo escape game direcionado ao ensino superior abordando o conteúdo de química orgânica. Este trabalho ratifica a importância da inserção de novas formas de ensino e mostrou a preparação e criação de um jogo do tipo escape (jogo de fuga) e as algumas potencialidades advindas dele. Foi feito um evento teste para aprimoramento e observação do seu uso como ferramenta pedagógica, mostrando-se ter um forte potencial ao relembrar conceitos, resolução de pistas e enigmas perante o compartilhamento de conhecimento entre os alunos do grupo participante. Aliado ao divertimento que o jogo proporciona, observou-se que ele demonstra equilíbrio entre o aprender e o brincar, incorporando uma nova ferramenta ao ensino superior.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompostos orgânicospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de químicapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.titleJogo do tipo Escape Room como ferramenta no desenvolvimento do raciocínio e da aprendizagem colaborativa com enfoque nos compostos orgânicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514632590641231pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxIt is noticed that over the years technology is increasingly inserted in the student's life and consequently in the classrooms, as it is part of their daily lives. Due to this factor, students increasingly need diversified forms of teaching, greater motivation, that is, a tool that, along with what is taught in the classroom, can help in fixing or learning the contents. One of these pedagogical tools that not only add to teaching, but are fundamental to cognitive development, critical sense and learning, are the didactical games. The games have the potential to develop aspects that traditional education alone cannot contemplate. The didactic games also have the potential to help the teacher in the consolidation of contents and make the student have a better experience and assimilation of what is seen in the classroom. One way to observe this learning in games is to combine them with collaborative learning, where the teacher is seen as a guide, not as the holder of all knowledge, and all seek together the best way to solve a given problem, in this case, winning a game. Thinking about the union of games and collaborative learning was developed a proposal of escape game type directed to higher education addressing the content of organic chemistry. This work confirms the importance of the insertion of new forms of teaching and showed the preparation and creation of an escape game and its potentialities. A test event was made to improve and observe its use as a pedagogical tool, showing to have a strong potential to remember concepts, solve clues and puzzles in the face of knowledge sharing among the students of the participating group. Along with the fun that the game provides, it was observed that it shows a balance between learning and playing, thus incorporating a new tool in higher education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVEIRA, Débora Clara Coêlho da Mota.pdf1,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons