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Título: Jogo do tipo Escape Room como ferramenta no desenvolvimento do raciocínio e da aprendizagem colaborativa com enfoque nos compostos orgânicos.
Autor(es): SILVEIRA, Débora Clara Coêlho da Mota
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Compostos orgânicos; Jogos no ensino de química; Jogos educativos; Aprendizagem colaborativa
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: SILVEIRA, Débora Clara Coêlho da Mota. Jogo do tipo Escape Room como ferramenta no desenvolvimento do raciocínio e da aprendizagem colaborativa com enfoque nos compostos orgânicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: É percebido que ao decorrer dos anos a tecnologia está cada vez mais inserida na vida do aluno e consequentemente nas salas de aula, já que faz parte do cotidiano deles. Devido a esse fator, os alunos necessitam cada vez mais de formas diversificadas de ensino, de uma maior motivação, ou seja, de uma ferramenta que, junto ao que é ensinado em sala, possa auxiliar na fixação ou aprendizagem dos conteúdos. Uma dessas ferramentas pedagógicas que não só agregam ao ensino, como são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, o senso crítico e a aprendizagem, são os jogos didáticos. Os jogos têm o potencial de desenvolver aspectos que o ensino tradicional sozinho não consegue contemplar. Os jogos didáticos também têm o potencial de ajudar o professor na consolidação de conteúdos e fazer o aluno ter uma melhor vivência e assimilação do que é visto em sala de aula. Uma das formas de observar essa aprendizagem perante os jogos é aliando-os à aprendizagem colaborativa, em que o professor é visto como um orientador e não como detentor de todo o conhecimento, e todos buscam juntos o melhor caminho para se resolver um determinado problema, e no caso, vencendo um jogo. Pensando na união dos jogos e da aprendizagem colaborativa foi desenvolvida uma proposta de jogo do tipo escape game direcionado ao ensino superior abordando o conteúdo de química orgânica. Este trabalho ratifica a importância da inserção de novas formas de ensino e mostrou a preparação e criação de um jogo do tipo escape (jogo de fuga) e as algumas potencialidades advindas dele. Foi feito um evento teste para aprimoramento e observação do seu uso como ferramenta pedagógica, mostrando-se ter um forte potencial ao relembrar conceitos, resolução de pistas e enigmas perante o compartilhamento de conhecimento entre os alunos do grupo participante. Aliado ao divertimento que o jogo proporciona, observou-se que ele demonstra equilíbrio entre o aprender e o brincar, incorporando uma nova ferramenta ao ensino superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44105
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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