Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44107
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEMOS, Girleide Tôrres | - |
dc.contributor.author | TORRES, Priscilla Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:54:47Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Priscilla Rodrigues. As contribuições do estágio supervisionado II na construção da identidade docente de licenciandos do Curso de Química Licenciatura da UFPE/CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44107 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho surgiu do desejo de pesquisar como o Estágio Curricular Supervisionado II, contribui para a formação docente dos graduandos do curso de Química Licenciatura da UFPE/CA e como ele influência na construção da identidade docente dos mesmos, pois sabemos que a realização do estágio é uma etapa importantíssima no processo de desenvolvimento e aprendizado de cada licenciando, pois promove momentos únicos de vivenciar no campo educacional, os conteúdos vistos na Universidade, como também proporciona conhecimentos e reflexões primordiais, para cada licenciando que deseja seguir a carreira da docência. O trabalho realizado buscou analisar, quais as possíveis contribuições do Estágio Curricular Supervisionado II, para a construção da identidade docente dos graduandos do curso de Química Licenciatura, do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Assim, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário, aos graduandos do curso de Química Licenciatura, que estavam matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, com o intuito de registrar as possíveis concepções dos licenciandos, analisamos quais as contribuições relatadas por eles, durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado II para a construção da identidade docente e para a prática docente dos mesmos. Na análise dos resultados, ficou evidenciado como o Estágio Curricular Supervisionado II contribuiu significativamente para a construção da identidade docente e para a prática docente dos licenciandos, diante da realidade escolar, ao qual eles estavam inseridos. No campo do estágio, muitas reflexões foram feitas a partir das vivências, e ficaram evidenciadas também as formas/estratégias que os mesmos buscaram para sanar alguns problemas que estavam presentes na realidade escolar. Para dar suporte ao nosso estudo, utilizamos autores, como: Pimenta (2005), Libâneo (2005) e Tardif (2008), entre outros, os quais desenvolveram estudos importantíssimos acerca do Estágio Curricular Supervisionado e sobre o processo de construção da identidade docente. Por fim, conseguimos identificar que a realização do Estágio Curricular Supervisionado II, proporciona aos graduandos do curso de Química Licenciatura, momentos únicos de aprendizado, sendo eles obtidos através das reflexões e das vivências que esse ambiente oportuniza para os mesmos, contribuindo assim para a construção da identidade docente dos licenciandos. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.title | As contribuições do estágio supervisionado II na construção da identidade docente de licenciandos do Curso de Química Licenciatura da UFPE/CAA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6185763321526087 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3939938941781273 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work arose from the desire to research how Supervised Internship II contributes to the undergraduate teaching of the undergraduate Chemistry course at UFPE/CA and how it influences the construction of their teaching identity, since we know that the completion of the internship It is a very important step in the process of development and learning of each student, as it promotes unique moments of experiencing in the educational field, the contents seen at the University, as well as provides knowledge and primordial reflections, for each student who wishes to pursue the career of teaching. The work carried out sought to analyze, what are the possible contributions of Supervised Internship II, for the construction of the teaching identity of undergraduate students of the Chemistry Degree course at the Agreste Campus of the Federal University of Pernambuco. Thus, for data collection, a questionnaire was applied to undergraduate Chemistry undergraduate students, who were enrolled in Supervised Curricular Internship III, in order to record the possible conceptions of undergraduates, we analyzed what contributions they reported. during the Supervised Curricular Internship II for the construction of the teaching identity and the teaching practice of the same. In the analysis of the results, it was evidenced how the Supervised Internship II contributed significantly to the construction of the teaching identity and to the teaching practice of the undergraduates, in view of the school reality to which they were inserted. In the field of internship, many reflections were made from the experiences, and were also highlighted the ways/strategies that they sought to remedy some problems that were present in the school reality. To support our study, we used authors such as Pimenta (2005), Libâneo (2005) and Tardif (2008), among others, who developed very important studies on the Supervised Curricular Internship and on the process of building the teaching identity. Finally, we can identify that the accomplishment of Supervised Internship II, provides undergraduate Chemistry undergraduate students, unique learning moments, which are obtained through the reflections and experiences that this environment provides for them, thus contributing to the construction of the teaching identity of the undergraduates. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TORRES, Priscilla Rodrigues.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons