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Título : As contribuições do estágio supervisionado II na construção da identidade docente de licenciandos do Curso de Química Licenciatura da UFPE/CAA.
Autor : TORRES, Priscilla Rodrigues
Palabras clave : Química – Estudo e ensino; Estágio supervisionado; Professores – Formação; Identidade social
Fecha de publicación : 18-dic-2019
Citación : TORRES, Priscilla Rodrigues. As contribuições do estágio supervisionado II na construção da identidade docente de licenciandos do Curso de Química Licenciatura da UFPE/CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O presente trabalho surgiu do desejo de pesquisar como o Estágio Curricular Supervisionado II, contribui para a formação docente dos graduandos do curso de Química Licenciatura da UFPE/CA e como ele influência na construção da identidade docente dos mesmos, pois sabemos que a realização do estágio é uma etapa importantíssima no processo de desenvolvimento e aprendizado de cada licenciando, pois promove momentos únicos de vivenciar no campo educacional, os conteúdos vistos na Universidade, como também proporciona conhecimentos e reflexões primordiais, para cada licenciando que deseja seguir a carreira da docência. O trabalho realizado buscou analisar, quais as possíveis contribuições do Estágio Curricular Supervisionado II, para a construção da identidade docente dos graduandos do curso de Química Licenciatura, do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Assim, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário, aos graduandos do curso de Química Licenciatura, que estavam matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, com o intuito de registrar as possíveis concepções dos licenciandos, analisamos quais as contribuições relatadas por eles, durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado II para a construção da identidade docente e para a prática docente dos mesmos. Na análise dos resultados, ficou evidenciado como o Estágio Curricular Supervisionado II contribuiu significativamente para a construção da identidade docente e para a prática docente dos licenciandos, diante da realidade escolar, ao qual eles estavam inseridos. No campo do estágio, muitas reflexões foram feitas a partir das vivências, e ficaram evidenciadas também as formas/estratégias que os mesmos buscaram para sanar alguns problemas que estavam presentes na realidade escolar. Para dar suporte ao nosso estudo, utilizamos autores, como: Pimenta (2005), Libâneo (2005) e Tardif (2008), entre outros, os quais desenvolveram estudos importantíssimos acerca do Estágio Curricular Supervisionado e sobre o processo de construção da identidade docente. Por fim, conseguimos identificar que a realização do Estágio Curricular Supervisionado II, proporciona aos graduandos do curso de Química Licenciatura, momentos únicos de aprendizado, sendo eles obtidos através das reflexões e das vivências que esse ambiente oportuniza para os mesmos, contribuindo assim para a construção da identidade docente dos licenciandos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44107
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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