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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44108

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Título: Júri simulado - uma estratégia para aprendizagem do conteúdo de aminas.
Autor(es): SILVA, Gerssyka de Fátima Sousa da
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Discussões e debates; Júri
Data do documento: 20-Fev-2020
Citação: SILVA, Gerssyka de Fátima Sousa da. Júri simulado - uma estratégia para aprendizagem do conteúdo de aminas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Dificuldades de aprendizagem ainda se fazem muito presentes na área das ciências exatas. No contexto do ensino de química, o tema se torna ainda mais desafiante, pois as práticas tradicionais e descontextualizadas ainda fazem parte do cotidiano da maioria das salas de aula, o que reflete na desmotivação e não participação ativa dos estudantes. Diante deste cenário, este trabalho buscou abordar, por meio do júri simulado, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para trabalhar o conteúdo de Aminas. Esta estratégia visou problematizar uma situação proposta, como uma alternativa a metodologia tradicional, proporcionando um momento de promoção de autonomia e protagonismo do estudante em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada com estudantes da turma do 6º período de um curso de Licenciatura em Química e teve por objetivo analisar como esta estratégia pode favorecer o processo de construção de conhecimento do conteúdo citado, tendo como instrumento de pesquisa a observação, o diário de bordo e os materiais produzidos por cada equipe. Foi analisada a construção da linha de raciocínio das equipes, o embasamento científico dos argumentos e a relação feita entre o caso proposto e o conteúdo. A partir dos dados obtidos foi possível perceber que a utilização de um problema contextualizado através do júri simulado desenvolveu autonomia nos estudantes, além de aprimorar elementos caraterísticos do processo de construção de conhecimento, tais como pesquisas científicas, construção e teste de hipóteses, trabalho em equipe e argumentação, o que permitiu a ressignificação do conteúdo, frente ao problema proposto através da apresentação de argumentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44108
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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