Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44130
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, João Francisco Liberato de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Delson José Figueirôa | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T11:39:03Z | - |
dc.date.available | 2022-04-25T11:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Delson José Figueirôa. Desenvolvimento de animações em softwares livres: caso com conceitos básicos de oscilações mecânicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44130 | - |
dc.description.abstract | As tecnologias influenciam cada vez mais o cotidiano das pessoas. Nesse meio, as metodologias aplicadas na educação precisam estar renovando-se para conseguir estimular a curiosidade dos estudantes e apresentar bons resultados no tocante ao ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho pretende utilizar principalmente softwares livres, em especial o Blender, que é um software livre multiplataforma para a modelagem, renderização e criação de vídeos entre outras funções. Tais ferramentas foram utilizadas com a finalidade de desenvolver um produto educacional, abordando o tema de oscilação comumente disponível em livros de física básica. Pretende-se ainda destacar os benefícios dos softwares livres, mostrando que esses podem ser utilizados como instrumentos capazes de contribuir com uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Software livre | pt_BR |
dc.subject | Blender (Programa de computador) | pt_BR |
dc.subject | Oscilações | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de animações em softwares livres: caso com conceitos básicos de oscilações mecânicas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8743776938481634 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4856742138587068 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Technologies increasingly influence people's daily lives. In this environment, the methodologies applied in education need to be renewed in order to stimulate the curiosity of the students and present good results with regard to teaching and learning. In this context, the present work intends to use mainly free software, especially Blender, which is a multiplatform free software for modeling, rendering and creating videos, among other functions. Such tools were used in order to develop an educational product, addressing the oscillation theme commonly available in basic physics books. It is also intended to highlight the benefits of free software, showing that these can be used as instruments capable of contributing to meaningful learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Delson José Figueirôa.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons