Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44131

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Carlos Henrique Jeronimo de-
dc.date.accessioned2022-04-25T11:39:18Z-
dc.date.available2022-04-25T11:39:18Z-
dc.date.issued2020-01-31-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Henrique Jeronimo de. Uma forma simples de ensino da energia de correlação: uma proposta de transposição didática de um problema “quebra-cabeça” segundo a filosofia de Thomas Kuhn. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44131-
dc.descriptionArquivo trocado conforme autorização em processo.-
dc.description.abstractA presente monografia consiste na proposta de um modelo teórico para o estudo da energia de correlação, definida como sendo a diferença entre a energia exata (não relativista) e a energia obtida via método de Hartree-Fock, de um sistema modelo contendo dois elétrons interagentes confinados em um poço quadrado infinito unidimensional (caso conhecido como partículas na caixa) com um potencial de interação elétron-elétron tipo delta de Dirac. Obter a solução para esse modelo constitui uma atividade de ciência normal, à saber a resolução de um quebra cabeça, segundo a perspectiva de Thomas Kuhn. Nota-se que devido ao modelo ideal adotado sua solução é consideravelmente simples, comparada aos modelos reais, fato utilizado para o estabelecimento de uma transposição didática, de acordo com Yves Chevallard, dirigida ao ensino superior com o intuito de trabalhar os assuntos de energia de correlação e elétrons interagentes em turmas que ainda não tiveram contato com ferramentas matemáticas mais avançadas.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnergia de correlaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectQuebra-cabeçapt_BR
dc.titleUma forma simples de ensino da energia de correlação: uma proposta de transposição didática de um problema “quebra-cabeça” segundo a filosofia de Thomas Kuhn.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMELO NETO, Gustavo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8245519603070220pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxThe present monograph deals with the proposal of a theoretical model for the study of correlation energy, defined as the difference between the exact (non-relativistic) energy and the energy obtained via the Hartree-Fock method, of a model system containing two interacting electrons confined in a one-dimensional infinite square well (case known as particles in the box) with a Dirac Delta like electron-electron interaction potential. Get the solution for this model constitutes a normal science activity, precisely solving a puzzle, from the perspective of theorist Thomas Kuhn. It is noted that due to the ideal model adopted, its solution is considerably simple, compared to real models, a fact used for the establishment of a didactic transposition, according to Yves Chevallard, aimed at higher education in order to work on the subjects of correlation energy and interacting electrons in classes that have not yet come into contact with more advanced mathematical tools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1196031119840419pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carlos Henrique Jeronimo de Oliveira.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons