Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44131

Share on

Title: Uma forma simples de ensino da energia de correlação: uma proposta de transposição didática de um problema “quebra-cabeça” segundo a filosofia de Thomas Kuhn.
Authors: OLIVEIRA, Carlos Henrique Jeronimo de
Keywords: Física – Estudo e ensino; Energia de correlação; Ensino - Recursos didáticos; Quebra-cabeça
Issue Date: 31-Jan-2020
Citation: OLIVEIRA, Carlos Henrique Jeronimo de. Uma forma simples de ensino da energia de correlação: uma proposta de transposição didática de um problema “quebra-cabeça” segundo a filosofia de Thomas Kuhn. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A presente monografia consiste na proposta de um modelo teórico para o estudo da energia de correlação, definida como sendo a diferença entre a energia exata (não relativista) e a energia obtida via método de Hartree-Fock, de um sistema modelo contendo dois elétrons interagentes confinados em um poço quadrado infinito unidimensional (caso conhecido como partículas na caixa) com um potencial de interação elétron-elétron tipo delta de Dirac. Obter a solução para esse modelo constitui uma atividade de ciência normal, à saber a resolução de um quebra cabeça, segundo a perspectiva de Thomas Kuhn. Nota-se que devido ao modelo ideal adotado sua solução é consideravelmente simples, comparada aos modelos reais, fato utilizado para o estabelecimento de uma transposição didática, de acordo com Yves Chevallard, dirigida ao ensino superior com o intuito de trabalhar os assuntos de energia de correlação e elétrons interagentes em turmas que ainda não tiveram contato com ferramentas matemáticas mais avançadas.
Description: Arquivo trocado conforme autorização em processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44131
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Carlos Henrique Jeronimo de Oliveira.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons