Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44291

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorSILVA, Luana Letícia da-
dc.date.accessioned2022-05-06T11:14:42Z-
dc.date.available2022-05-06T11:14:42Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationSILVA, Luana Letícia da. Videoaulas do Youtube Edu sobre equações do 2o grau: um estudo sob o olhar da TAD. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44291-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar videoaulas da plataforma YouTube Edu sobre as equações do segundo grau. De maneira geral, centra-se na análise sobre as praxeologias matemáticas, praxeologias didáticas, objetos ostensivos e não-ostensivos presentes em videoaulas do objeto equações do segundo grau. Para realizar a análise praxeológica, ancoramos o presente estudo na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo documental. Elegemos como sujeito da pesquisa videoaulas sobre equações do segundo grau da plataforma YouTube Edu. Foram analisados dois canais de Matemática da plataforma: o Canal A e o Canal B. A implementação da metodologia possibilitou identificar, os tipos de tarefas, as técnicas, as tecnologias que justificam essas técnicas, bem como, os momentos didáticos e os objetos ostensivos e não-ostensivos presentes nas videoaulas em torno do objeto equações do segundo grau desses dois canais. Os principais resultados apontam que, na praxeologia matemática das videoaulas houve um privilégio de uma técnica para resolução das equações. Em se tratando da praxeologia didática, as videoaulas apresentaram diferenciação de acordo com os seis momentos de estudo de Chevallard (1999) e os objetos ostensivos evidenciados nas videoaulas também eram diferentes. Nosso trabalho aponta que, apesar da diferença de visualizações dos canais analisados, nós não identificamos uma diferença na práxis dos professores youtubers, contudo, o canal que utiliza dos ostensivos tecnológicos de edição mais profissional é mais acessado pelos usuários e isso parece ser fundamental para essas escolhas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectAntropologia – Metodologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino audiovisualpt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.titleVideoaulas do Youtube Edu sobre equações do 2o grau : um estudo sob o olhar da TADpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6269850901541262pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis paper has aimed at analysing video lessons on the YouTube Edu platform about second-degree equations. As a whole, it’s centered on the analyses of mathematics praxeologies, didactic praxeologies, ostensive and non ostensive objects in the video lessons of the second-degree equations object. To make the praxeologic analyses, we anchor the current study in the Anthropological Theory of the Didactics, built by Yves Chevallard. It is a research on the quality nature, of documental kind. We have chosen video lessons about second-degree equations on the YouTube Edu platform as the subject of our research. Two Mathematics channels of the platform have been analysed: Canal A and Canal B. The methodology implementation provided the identification of types of tasks, the techniques, the technologies that justify those techniques, as well as the didactic moments and the ostensive and non ostensive objects in the video lessons that surrounds the object of the second-degree equations in those channels. The main results have shown that the Mathematics praxeology of video lessons, there was a privilegie of a technique to solve the equations. Concerning didactic praxeology, the video lessons have shown differences according to the six moments of Chevallard study (1999) and the ostensible objects highlighted in the video lessons were also diferente. Our paper points out that, despite the difference of views in the analysed channels, we didn’t identify any difference in the práxis of the YouYube teachers, nevertheless, the channel that uses the most professional editing technology is more accessed by users and that seems to be fundamental for those choices.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luana Letícia da Silva.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons