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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44291

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Title: Videoaulas do Youtube Edu sobre equações do 2o grau : um estudo sob o olhar da TAD
Authors: SILVA, Luana Letícia da
Keywords: Equações; Antropologia – Metodologia; Didática; Matemática – Estudo e ensino; Ensino audiovisual; Youtube (Recurso eletrônico)
Issue Date: 20-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Luana Letícia da. Videoaulas do Youtube Edu sobre equações do 2o grau: um estudo sob o olhar da TAD. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar videoaulas da plataforma YouTube Edu sobre as equações do segundo grau. De maneira geral, centra-se na análise sobre as praxeologias matemáticas, praxeologias didáticas, objetos ostensivos e não-ostensivos presentes em videoaulas do objeto equações do segundo grau. Para realizar a análise praxeológica, ancoramos o presente estudo na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo documental. Elegemos como sujeito da pesquisa videoaulas sobre equações do segundo grau da plataforma YouTube Edu. Foram analisados dois canais de Matemática da plataforma: o Canal A e o Canal B. A implementação da metodologia possibilitou identificar, os tipos de tarefas, as técnicas, as tecnologias que justificam essas técnicas, bem como, os momentos didáticos e os objetos ostensivos e não-ostensivos presentes nas videoaulas em torno do objeto equações do segundo grau desses dois canais. Os principais resultados apontam que, na praxeologia matemática das videoaulas houve um privilégio de uma técnica para resolução das equações. Em se tratando da praxeologia didática, as videoaulas apresentaram diferenciação de acordo com os seis momentos de estudo de Chevallard (1999) e os objetos ostensivos evidenciados nas videoaulas também eram diferentes. Nosso trabalho aponta que, apesar da diferença de visualizações dos canais analisados, nós não identificamos uma diferença na práxis dos professores youtubers, contudo, o canal que utiliza dos ostensivos tecnológicos de edição mais profissional é mais acessado pelos usuários e isso parece ser fundamental para essas escolhas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44291
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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