Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44525

Comparte esta pagina

Título : Movimento ambientalista em Pernambuco : atuação da ASPAN entre os anos 1979-2019
Autor : QUINTAS NETO, Armando Peres
Palabras clave : Meio ambiente; Ambientalismo - Pernambuco; Sustentabilidade; Associação Pernambucana de Defesa da Natureza
Fecha de publicación : 29-sep-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : QUINTAS NETO, Armando Peres. Movimento ambientalista em Pernambuco : atuação da ASPAN entre os anos 1979-2019. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta dissertação tem como preocupação central investigar a que se deve o atual estado de latência das entidades ambientalistas em Pernambuco? Questionamento que surge num contexto de retrocesso nacional das políticas ambientais, as quais, não se desvinculam das questões sociais. Nossos levantamentos nos levaram até a Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (ASPAN), exemplo concreto do movimento ambientalista pernambucano que acumula 40 anos de trajetória (1979-2019) atuando como um dos expoentes da defesa do meio ambiente no estado. Nosso objetivo geral foi: compreender as ações das entidades ambientalistas no contexto socioambiental do estado de Pernambuco. Os objetivos específicos foram: 1 - Identificar a estrutura e as ramificações do movimento ambientalista em Pernambuco, 2 - investigar as ações da ASPAN ao longo de sua história, com destaque para o período 2000- 2015 e 3 - avaliar a ideia da ASPAN funcionar como um “nó” da rede do movimento ambientalista pernambucano, abordando os seus avanços e desafios. Este trabalho se justifica dentro da perspectiva de atuação dessa entidade enquanto ator social coletivo, através da ação política e da educação ambiental tendo contribuído substancialmente para a defesa não só dos elementos da natureza, mas para a melhoria do meio ambiente pernambucano. Utilizamos como ferramentas de pesquisa entrevistas com membros da ASPAN, notícias do Diário de Pernambuco do ano de 1992, além da realização de um estado da arte sobre a temática. Constatamos a tentativa de articulação das entidades ambientalistas em Pernambuco, principalmente através do Fórum de Entidades Ambientalistas de Pernambuco FEAPE, bem como, o protagonismo da ASPAN a partir da ECO-92 no cenário estadual. Em decorrência disto conseguimos perceber a relação entre o ambientalismo praticado no estado e o financiamento estrangeiro, relação que para a entidade se desestabiliza a partir dos anos 2000.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44525
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Armando Peres Quintas Neto.pdf4,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons