Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44653

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de-
dc.contributor.authorSILVA, Wellington Júnior Lucena da-
dc.date.accessioned2022-06-03T14:40:59Z-
dc.date.available2022-06-03T14:40:59Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.date.submitted2022-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Wellington Júnior Lucena da. Aspectos da construção de autonomia e reflexão crítica em atividades experimentais na formação de licenciandos(as) em química de uma instituição de ensino superior. 2022. Monografia (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44653-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma discussão acerca das compreensões de docentes e discentes de um curso de Química-Licenciatura quanto as possibilidades de atividades experimentais na construção da autonomia e reflexão crítica de licenciando(a) em formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com caráter exploratório. Em relação a construção de dados, foram utilizados como instrumentos a entrevista e um questionário que permitiram recolher informações dos sete participantes que estiveram disponíveis em participar. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, a participação ocorreu de forma remota a fim de resguardar a saúde do pesquisador e dos demais participantes. Por sua vez, a análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, que permitiu a elaboração de três categorias de maneira que contemplassem os objetivos da pesquisa. Foram elas: Experiências em atividades experimentais na formação docente; Compreensões acerca da autonomia e suas relações com atividades experimentais; Formação docente numa perspectiva crítica-reflexiva no contexto de atividades experimentais. Sobre os resultados obtidos, chegamos à conclusão de que a maioria das atividades desenvolvidas estiveram pautadas nas abordagens que pouco contribuíram na autonomia e reflexão crítica dos licenciandos. Em vista disso, este estudo aponta a necessidade de se discutir e traçar estratégias que possam modificar a realidade da formação de professores e professoras de Química inerentes às atividades experimentais.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectReflexão críticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAspectos da construção de autonomia e reflexão crítica em atividades experimentais na formação de licenciandos(as) em química de uma instituição de ensino superior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4370977377932149pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.description.abstractxThis study presents a discussion over the understandings of professors and students of a Chemistry-Licentiate course regarding the possibilities of experimental activities in the construction of autonomy and critical reflection of undergraduate students. This is a basic, qualitative research with an exploratory nature. Regarding the date colection, an interview and a questionare were used as tools to gather information about the seven participants that were available to take part in the study. Due to the Covid-19 pandemic circumstances, the participation took place remotely in order to protect not only the researcher’s well-being, but also the well-being of everyone involved. The data analysis, in turn, was put together through a content analysis, which made possible the elaboration of three categories that comtemplated all the aims of this research. They were: Experiences in experimental activities in teacher education; Understandings about autonomy and its relationship with experimental activities; Teacher education in a critical-reflexive perspective in the context of experimental activities. In conclusion, we found that most activities developed were based on approaches that poorly contributed to the autonomy and critical reflection of undergraduate students. Therefore, this study points out the need to discuss and outline strategies that are able to change the reality of the current education of Chemistry teachers concerning experimental activities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Wellington Júnior Lucena da Silva - Química-Licenciatura.pdf737,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons