Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44653

Share on

Title: Aspectos da construção de autonomia e reflexão crítica em atividades experimentais na formação de licenciandos(as) em química de uma instituição de ensino superior.
Authors: SILVA, Wellington Júnior Lucena da
Keywords: Atividades experimentais; Autonomia; Reflexão crítica; Formação docente
Issue Date: 16-May-2022
Citation: SILVA, Wellington Júnior Lucena da. Aspectos da construção de autonomia e reflexão crítica em atividades experimentais na formação de licenciandos(as) em química de uma instituição de ensino superior. 2022. Monografia (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma discussão acerca das compreensões de docentes e discentes de um curso de Química-Licenciatura quanto as possibilidades de atividades experimentais na construção da autonomia e reflexão crítica de licenciando(a) em formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com caráter exploratório. Em relação a construção de dados, foram utilizados como instrumentos a entrevista e um questionário que permitiram recolher informações dos sete participantes que estiveram disponíveis em participar. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, a participação ocorreu de forma remota a fim de resguardar a saúde do pesquisador e dos demais participantes. Por sua vez, a análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, que permitiu a elaboração de três categorias de maneira que contemplassem os objetivos da pesquisa. Foram elas: Experiências em atividades experimentais na formação docente; Compreensões acerca da autonomia e suas relações com atividades experimentais; Formação docente numa perspectiva crítica-reflexiva no contexto de atividades experimentais. Sobre os resultados obtidos, chegamos à conclusão de que a maioria das atividades desenvolvidas estiveram pautadas nas abordagens que pouco contribuíram na autonomia e reflexão crítica dos licenciandos. Em vista disso, este estudo aponta a necessidade de se discutir e traçar estratégias que possam modificar a realidade da formação de professores e professoras de Química inerentes às atividades experimentais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44653
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Wellington Júnior Lucena da Silva - Química-Licenciatura.pdf737,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons