Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44802

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Alan Soares da-
dc.date.accessioned2022-06-16T20:23:24Z-
dc.date.available2022-06-16T20:23:24Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.date.submitted2022-06-14-
dc.identifier.citationSILVA, Alan Soares da. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Química: análise das publicações nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química entre 2016 a 2020. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44802-
dc.description.abstractAs tecnologias da informação e comunicação (TICs) fazem parte da sociedade atual e por possibilitar benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, quando aplicadas com objetividade e clareza, devem ser incorporadas ao ambiente escolar. Promovendo assim, estratégias diferenciadas de abordagem dos conteúdos em sala de aula, além de instigar os estudantes para um papel ativo na sua aprendizagem. Ou seja, tende a promover, na sala de aula, uma interação entre professores e alunos. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral analisar o emprego das TICs como metodologia de ensino e aprendizagem a partir de trabalhos publicados nos ENEQs 2016, 2018 e 2020. A mesma classificase como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica. A análise dos dados foi de acordo com Bardin (2011). Com esse estudo, foi possível verificar que o uso de dispositivos móveis como smartphones e tabletes são os mais usados nas propostas didáticas abordadas nos trabalhos analisados. Também foi observado que as TICs apresentam uma vasta diversidade de uso no ensino de química. Evidenciado a necessidade, urgente, de investimentos em laboratórios com equipamentos que possibilitem utilizar estas tecnologias; formações continuadas abordando esta temática e do acesso fácil a internet nas escolas.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectENEQpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação no ensino de química: análise das publicações nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química entre 2016 a 2020.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFERREIRA, Rodrigo da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxInformation and communication technologies (ICTs) are part of today's society and as they provide benefits to the teaching and learning process, when applied with objectivity and clarity, they should be incorporated into the school environment. Thus promoting differentiated strategies for approaching content in the classroom, in addition to encouraging students to play an active role in their learning. That is, it tends to promote, in the classroom, an interaction between teachers and students. Thus, the general objective of the research was to analyze the use of ICTs as a teaching and learning methodology based on works published in the 2016, 2018 and 2020 ENEQs. It is classified as a qualitative and bibliographic research. Data analysis was according to Bardin (2011). With this study, it was possible to verify that the use of mobile devices such as smartphones and tablets are the most used in the didactic proposals addressed in the analyzed works. It was also observed that ICTs have a wide diversity of use in chemistry teaching. Evidencing the urgent need for investments in laboratories with equipment that make it possible to use these technologies; continuing education addressing this issue and easy access to the internet in schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2747045352050363pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALAN SOARES TCC.pdf394,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons