Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44804
Compartilhe esta página
Título: | As contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá-PE. |
Autor(es): | LOPES, Daniela de Oliveira |
Palavras-chave: | Ensino de Química; Aprendizagem; Representações |
Data do documento: | 23-Mai-2022 |
Citação: | LOPES, Daniela de Oliveira. As contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma discussão acerca das contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá–PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa. Para a construção de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e intervenção. Essa etapa foi dividia em três: aplicação do primeiro questionário, aula de intervenção e aplicação do segundo questionário. Este último com um intervalo de sete dias após a intervenção. Tais instrumentos permitiram recolher informações dos alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio situada no referente município. Por sua vez, a interpretação dos dados foi feita por meio da análise dos conhecimentos dos alunos em relação a alguns fenômenos relacionados à água no que diz respeito às dimensões macroscópica, submicroscópica e simbólica da Química. Tal análise foi feita através de um critério previamente estabelecido o qual possibilitou a segmentação dos dados coletados em três categorias de respostas: adequadas, parcialmente adequadas e inadequadas. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos possuíam dificuldade em entender os conteúdos propostos no que diz respeito aos níveis de representação, apresentando mais facilidade na dimensão macroscópica, e considerável dificuldade na submicroscópica, estando a representação simbólica em um meio termo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44804 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Daniela de Oliveira Lopes.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons