Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44804

Compartilhe esta página

Título: As contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá-PE.
Autor(es): LOPES, Daniela de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Química; Aprendizagem; Representações
Data do documento: 23-Mai-2022
Citação: LOPES, Daniela de Oliveira. As contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma discussão acerca das contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá–PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa. Para a construção de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e intervenção. Essa etapa foi dividia em três: aplicação do primeiro questionário, aula de intervenção e aplicação do segundo questionário. Este último com um intervalo de sete dias após a intervenção. Tais instrumentos permitiram recolher informações dos alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio situada no referente município. Por sua vez, a interpretação dos dados foi feita por meio da análise dos conhecimentos dos alunos em relação a alguns fenômenos relacionados à água no que diz respeito às dimensões macroscópica, submicroscópica e simbólica da Química. Tal análise foi feita através de um critério previamente estabelecido o qual possibilitou a segmentação dos dados coletados em três categorias de respostas: adequadas, parcialmente adequadas e inadequadas. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos possuíam dificuldade em entender os conteúdos propostos no que diz respeito aos níveis de representação, apresentando mais facilidade na dimensão macroscópica, e considerável dificuldade na submicroscópica, estando a representação simbólica em um meio termo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44804
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Daniela de Oliveira Lopes.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons