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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorSILVA, Emikael de Lira-
dc.date.accessioned2022-06-20T12:17:44Z-
dc.date.available2022-06-20T12:17:44Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.date.submitted2022-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44813-
dc.description.abstractEste trabalho surge a partir do interesse em estudar a avaliação da aprendizagem ainda durante a metade do curso de graduação, ao vivenciar a disciplina de avaliação da aprendizagem. Mas recebeu um maior direcionamento, a partir do estabelecimento das atividades remotas devido a pandemia da COVID-19 que alterou as formas de realização das atividades pedagógicas, incluindo os processos avaliativos. Bem como da percepção da ausência de estudos dos processos de avaliação da aprendizagem realizados no ensino superior. Partindo dessa realidade, esse estudo busca analisar quais os sentidos de avaliação da aprendizagem dos professores do curso de química-licenciatura da UFPE-CA. Para isso, se propõe a mapear as diferentes atividades avaliativas estabelecidas pelos professores antes e durante as atividades remotas, assim como identificar quais as concepções de avaliação da aprendizagem que os professores possuem. Enquanto referenciais teóricos utiliza-se dos estudos de avaliação da aprendizagem de autores como Luckesi (1990), Fernandes (2009), Ferreira (2007), Freitas (2017) e Álvarez Méndez (2002). Este trabalho é de natureza qualitativa, classificado como uma pesquisa descritiva, cujos participantes são os professores do curso referido anteriormente. A coleta de dados foi feita a partir de um questionário online na plataforma do Google Forms, com os dados sendo analisados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados nos mostram que os professores se utilizam de diversos instrumentos para a realização dos processos avaliativos e que as atividades remotas promoveram o uso de recursos que não eram utilizados anteriormente ou que não eram tidos como protagonistas do processo avaliativo. A partir das análises também foi possível identificar que os sentidos de avaliação da aprendizagem relatados pelos professores se aproximam do que é estabelecido enquanto avaliação alternativa (Álvarez Méndez, 2002) e avaliação formativa pontual e contínua (Fernandes, 2009), não se aproximando da avaliação tradicional.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAtividades remotaspt_BR
dc.titleOs sentidos de avaliação da aprendizagem expressos pelos professores do curso de química-licenciatura da UFPE-CA: um estudo a partir de suas descrições.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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