Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44826
Compartilhe esta página
Título: | Agrotóxicos e seus impactos ao meio ambiente : uma discussão ambiental através da aprendizagem baseada em problemas. |
Autor(es): | SILVA, Mateus Felipe Rubino da |
Palavras-chave: | Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Ambiental; Ensino de Química; Divulgação Científica |
Data do documento: | 19-Mai-2022 |
Citação: | SILVA, Mateus Felipe Rubino da. Agrotóxicos e seus impactos ao meio ambiente: uma discussão ambiental através da aprendizagem baseada em problemas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A educação ambiental é uma prática muito importante para a sociedade e por isso deve ser cada vez mais implantada no Ensino de Química, pois pode proporcionar ao estudante o desenvolvimento do senso crítico lhe permitindo atuar de forma ativa nas demandas ambientais. Diante desta perspectiva e através da Aprendizagem Baseada em Problemas foi trabalhada a temática agrotóxicos e seus impactos ao meio ambiente, por se tratar de um conteúdo atual e presente na vida de todos. Deste modo, objetivou-se provocar a conscientização ambiental, como também a desmistificação de várias questões relacionadas ao tema. Esse processo se deu por uma abordagem qualitativa e participativa, onde foi realizada uma pesquisa-ação que permitiu aproximar o professor (pesquisador) dos participantes, que assumiram o papel ativo de investigadores durante a resolução do problema proposto, levantando hipóteses para chegar a sua resolução. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o Diário de Bordo através do WhatsApp, onde os estudantes pontuaram suas descobertas, discutiram e se posicionaram diante do tema, tendo o professor, participando ativamente desse processo. A observação participante também foi utilizada e auxiliou na interação do professor com os estudantes e nas construções que iam sendo realizadas em cada etapa. Ao analisar os dados coletados foi possível perceber que, através da pesquisa, os estudantes conseguiram discutir, analisar e ressignificar vários conteúdos, o que levou em alguns casos a um novo posicionamento sobre a temática. Vale destacar que durante a atividade proposta, alguns estudantes se posicionaram contra a proibição do uso dos agrotóxicos, tendo como base as consequências e benefícios de seu uso adequado para o meio ambiente e a sociedade. Também discutiram a importância dos agrotóxicos para as necessidades ambientais, sociais e econômicas, apresentando formas seguras e eficazes para se trabalhar com esses produtos. Toda essa construção autônoma inspirou um material de Divulgação Científica, que levou para a comunidade os conhecimentos adquiridos durante esta pesquisa e que foi disponibilizado nas redes sociais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44826 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MATEUS FELIPE_final.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons