Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44832

Comparte esta pagina

Título : Plantas Medicinais na Cosmética - uma boa temática para o ensino de Química contextualizado
Autor : ARAUJO, Jessica Alexandre
Palabras clave : Contextualização; Plantas medicinais; Divulgação científica
Fecha de publicación : 23-may-2022
Citación : ARAUJO, Jessica Alexandre. Plantas Medicinais na Cosmética - uma boa temática para o ensino de Química contextualizado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2022.
Resumen : O desinteresse dos alunos pelas aulas de química tem ligação direta com a fragmentação dos conteúdos químicos e em como as aulas são ministradas. Uma das alternativas para o combate dessa realidade é o ensino de química contextualizado, ou seja, o uso de temáticas que abordem a realidade e o contexto do aluno no qual está inserido, pois favorece o protagonismo do estudante na construção de seu conhecimento. Durante o cumprimento da quarentena da pandemia da Covid 19, toda população precisou ficar em casa e com isso algumas pessoas manteve seus cuidados diários com a pele a partir de receitas caseiras, que apresenta em boa parte dos ingredientes as plantas medicinais. Com isso, este trabalho teve como objetivo avaliar como a temática cosmética, a partir de misturas caseiras com plantas medicinais pode auxiliar alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola de referência da rede pública de Lajedo-PE, na construção de materiais de divulgação científica sobre princípios ativos, uso e cosmetologia de plantas. Foi utilizada como metodologia uma oficina temática sobre a química das máscaras cosméticas caseiras, abordando as plantas medicinais Açai (Euterpe oleracea) e Camomila (Matricaria chamomilla), em que foram apresentadas as propriedades antioxidante, anti-inflamatória e seus princípios ativos, discutindo-se também os conceitos de pH e álcool. Durante as discussões identificou-se equívocos conceituais sobre estes conteúdos, como também a dificuldade que os alunos têm em relacionar conteúdos químicos com o seu cotidiano. Analisando os resultados da oficina percebe-se, através das falas dos alunos, que a oficina contribuiu positivamente quanto às dificuldades iniciais de conceituação e relação, auxiliando os estudantes a produzir vídeos criativos como material de divulgação científica sobre as plantas medicinais Cacau (Theobroma cacao L.) e Nogueira-Comum (Juglans Regia L.). De modo semelhante, observou-se uma postura mais crítica e ativa dos estudantes durante a oficina. Sendo assim, é de extrema importância o uso de temáticas reais e atuais como alternativa de um ensino de química mais motivante e engajador, o que pode favorecer o processo de aprendizagem do aluno.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44832
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JESSICA.pdf434,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons