Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44969

Compartilhe esta página

Título: Dificuldade de aprendizagem no Conteúdo de estequiometria: uma análise semiótica.
Autor(es): SILVA, Roberta Poliana da
Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem; Estequiomteria; Semiótica; Ensino de Química
Data do documento: 16-Mai-2022
Abstract: O presente trabalho investigou o estudo de cálculo estequiométrico, no ensino de Química que foi desenvolvido numa turma da 3ª série do ensino médio, de um colégio da rede Estadual de ensino, situado na cidade de Cumaru-Pe. O referido teve como intuito abordar o estudo de cálculo estequiométrico utilizando os conceitos semioticos proposto por Charles Sanders Peirce (1839-1914), utilizando uma abordagem demonstrativa investigativa, vídeos de experimentos com velas foram aplicados com o objetivo de promover significações e ressignificações sobre o conceito científico permeando os níveis de conhecimentos químicos (macroscópico, representacional e submicroscópico). As análises das escritas produzidas pelos estudantes ao participarem da sequência didatica foram realizadas pautadas na semiótica peirceana. Com os resultados obtidos, pôde-se constatar que situações de significações e ressignificações foram alcançadas ao final das atividades, conceitos e teorias no decorrer do processo. Assim, neste trabalho, defendemos a tese de que, utilizando uma abordagem demonstrativa investigativa, do tipo pesquisa-ação a aplicação de experimentos gravados para alunos de ensino médio, fundamentada no arcabouço teórico proposto por Peirce (1983), pode gerar dúvidas genuínas e proporcionar debates e discussões que favoreçam processos de significações e ressignificações sobre os conceitos científicos no ensino de química.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44969
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roberta poliana da silva.pdf304,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons