Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44992

Share on

Title: Luz, Câmera : Educação ! Uma análise sobre produção cinematográfica do Coletivo Atissar e suas influências no campo da Educação
Authors: RIO, Raphael Ricardo da Silva
Keywords: Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos; Audiovisual; Cinema e Educação; Educação Não Formal; Imaginário; Coletivo Atissar
Issue Date: 29-Jun-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: RIO, Raphael Ricardo da Silva. Luz, Câmera: Educação! Uma análise sobre produção cinematográfica do Coletivo Atissar e suas influências no campo da Educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho tem como proposta o estudo, a análise e a reflexão acerca da produção audiovisual desenvolvida pelo Coletivo Atissar durante seus anos de atuação em uma das frentes da cultura do município de Zabelê, localizado no Cariri Ocidental do estado da Paraíba, como também, as motivações e os processos criativos que proporcionaram o desenvolvimento dessas produções. Para tanto, daremos maior ênfase a uma das principais obras desenvolvidas pelo Coletivo, ao qual, se divide em dois vídeos documentários: “Na Memória dos Meus Avós – Umas histórias” e “Na Memória dos Meus Avós – Outras Histórias”. Ademais, incidiremos no campo da história oral, rebuscando na memória da comunidade os símbolos de um imaginário coletivo que dão forma a uma produção artística cultural, como também, direcionaremos o olhar para suas influências e intervenções no âmbito da educação, mais especificamente, da educação não formal, refletidos dentro da comunidade e no desenvolvimento profissional/intelectual dos membros desse grupo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44992
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Raphael Ricardo da Silva Rio.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons