Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44998

Share on

Title: Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife
Authors: RÊGO, Nilson Castelo Branco do
Keywords: História – Estudo e ensino; Educação patrimonial; Aprendizagem; Escola
Issue Date: 27-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: RÊGO, Nilson Castelo Branco do. Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Buscando-se aprimorar as práticas para o ensino de história, sob constante análise e reelaboração de planos e estratégias em sua realização, e com vistas a melhor entender os processos ou mecanismos pelos quais o aprendizado histórico é desenvolvido, apresenta-se como problema central desta pesquisa, a preocupação com os processos de ensino e aprendizagem em História. Para isso, destaca-se a utilização do espaço escolar como meio de observação e de estudo. Como estratégia geral, foram organizadas oficinas de estudo para uma Educação Patrimonial, intituladas como “Colégio Militar do Recife, minha escola, suas memórias, nosso patrimônio”. Foram divididas em três partes que integram o conjunto de elementos constitutivos à pesquisa. Através das oficinas foram proporcionados aspectos como pensar sobre o espaço de vivência, a relação com as práticas ligadas à pesquisa e reflexão histórica, os aspectos identitários e os elementos que podem caracterizar o que se compreende como consciência histórica. Utilizando-se de tipos de fontes históricas e da ludicidade como aspecto presente nas estratégias, as oficinas para uma Educação Patrimonial, trataram da escola, o Colégio Militar do Recife, como campo para pesquisa e reflexão. As Oficinas, aplicadas subdivididas em três partes, no decorrer do ano letivo, constituíram-se por meio do diálogo entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História, contando com o apoio de estudantes que fazem parte do Programa Residência Pedagógica, na área de História. Com as oficinas aplicadas percebeu-se a melhoria no rendimento escolar na disciplina de História.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44998
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Nilson Castelo Branco do Rêgo.pdf8,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons