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Título : Stochastic model for quantitative ecological risk assessment of oil spills near Fernando de Noronha Archipelago
Autor : SIQUEIRA, Paulo Gabriel Santos Campos de
Palabras clave : Engenharia de Produção; Avaliação quantitativa de riscos; Modelagem ecológica; Acidentes marítimos; Modelagem de vazamento óleo; Análise de variabilidade Bayesiana
Fecha de publicación : 16-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SIQUEIRA, Paulo Gabriel Santos Campos de. Stochastic model for quantitative ecological risk assessment of oil spills near Fernando de Noronha Archipelago. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Acidentes industriais, como vazamentos de produtos tóxicos, têm causado danos catastróficos aos ambientes ecológicos (animais e plantas), de modo que se faz necessário um método eficaz de avaliação dos riscos ecológicos. O elevado número de embarcações, incluindo petroleiros que circulam pelo globo, juntamente com eventos extremos como tempestades tropicais além de ciclones devido ao aquecimento global, aumentam o risco de possíveis vazamentos de óleo afetar as ilhas oceânicas. No Brasil, o Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN) possui status de Unidade de Conservação, protegendo espécies endêmicas e mantendo um ecossistema insular saudável. Além disso, as consequências de um derramamento podem ser agravadas, uma vez que o AFN carece de infraestrutura e planos de mitigação para tais acidentes. A metodologia utilizada para quantificar esses riscos é baseada em modelagem populacional estocástica e pode considerar eventos extremos e raros, como vazamentos de óleo. Ela considera tanto a frequência de ocorrência do evento quanto a magnitude dos efeitos ecológicos adversos, sendo capaz de quantificar os riscos ecológicos como probabilidade de extinção (ou declínio) de uma determinada espécie representativa do ecossistema. Além disso, também é possível prever as respostas das populações à exposição tóxica por meio de características como a abundância populacional. Outros modelos são integrados à avaliação: (i) simulação da trajetória do óleo no oceano para calcular a concentração de óleo atingindo o arquipélago, e (ii) análise de variabilidade populacional Bayesiana, com o objetivo de estimativar as frequências de ocorrência de acidentes a partir de bancos de dados e opiniões de especialistas. Com isso, podem-se avaliar os riscos ecológicos causados por tais acidentes e resumir esses resultados em categorias de risco para serem facilmente comunicados ao público em geral. Finalmente, os resultados obtidos forneceriam informações relevantes que podem auxilar os tomadores de decisão a evitar tais eventos desastrosos e/ou mitigar seus impactos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45242
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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