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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245
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Título: | Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel |
Autor(es): | MARTINS, Douglas Lima |
Palavras-chave: | Engenharia civil; Ridesourcing; Propriedade do automóvel; Uso do carro; Mobilidade urbana sustentável; Mobilidade compartilhada |
Data do documento: | 10-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MARTINS, Douglas Lima. Estudo da relação do ridesourcing com o uso e a propriedade do automóvel. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esta dissertação analisa os efeitos do serviço de ridesourcing no uso e propriedade do automóvel nas cidades brasileiras e discute suas implicações para a mobilidade sustentável. Nas últimas décadas, o planejamento dos transportes gerou uma priorização do automóvel em detrimento de modos ativos e coletivos. A busca por uma mobilidade mais sustentável tenta reverter esse processo. Recentemente, serviços de mobilidade compartilhada surgiram como novas formas de se locomover pelas cidades. O ridesourcing faz parte desses serviços e tem obtido grande destaque nas cidades brasileiras. Diante do exposto, esse trabalho teve como objetivo geral estudar a relação entre o ridesourcing e o uso e a propriedade do automóvel e analisar seus impactos na mobilidade urbana no Brasil. O estudo empírico foi realizado utilizando dados das 10 maiores regiões metropolitanas do país e um questionário com respondentes de todo o país. Os métodos utilizados foram regressão linear com estimador em diferenças em diferenças, modelos de escolha discreta e rank data analysis. Os resultados demonstraram que o ridesourcing não possui efeitos expressivos na propriedade do automóvel e que o uso do serviço pode estar relacionado com um maior uso de modos ativos e coletivos. Também foi encontrado que o ridesourcing possui uma avaliação semelhante ao automóvel e que há uma disparidade desses com os demais modos. A partir disso é discutido como políticas públicas de transporte podem direcionar o uso do serviço de modo a propiciar uma mobilidade mais sustentável. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45245 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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