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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45348

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Título: Hipódromo pedagógico e a corrida dos cavalos de Tróia na educação: a pedagogia das competências na escola da escolha na abordagem do conteúdo de desenvolvimento sustentável.
Autor(es): FREITAS, Washington Matheus Dias de
Palavras-chave: Competências; Habilidades; Escola da Escolha; Desenvolvimento Sustentável
Data do documento: 21-Jun-2022
Citação: FREITAS, Washington Matheus Dias de. Hipódromo pedagógico e a corrida dos cavalos de tróia na educação:: a pedagogia das competências na escola da escolha na abordagem do conteúdo de desenvolvimento sustentável. 2022. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho intitulado “Hipódromo Pedagógico e a Corrida dos Cavalos de Tróia na Educação: A Pedagogia das Competências na Escola da Escolha na Abordagem do Conteúdo de Desenvolvimento Sustentável” tem como objetivo principal Compreender em que consistem as habilidades e competências nos anos finais do ensino fundamental na abordagem dos conteúdos de desenvolvimento sustentável na disciplina de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental no modelo da Escola da Escolha em Belo jardim/PE. Como estratégia metodológica, optou-se pela realização de uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico, e trouxe como método o materialismo histórico-dialético. O levantamento de dados foi realizado a partir da leitura de trabalhos que se relacionavam com conceitos de: Políticas Educacionais, Competências e Habilidades, Escola da Escolha, projeto de vida, protagonismo, Organismos Internacionais, BNCC, desenvolvimento sustentável, entre outros. A pesquisa traz como adendo uma entrevista com os professores da Escola Dulce Ramos, localizada no município de Belo jardim – PE. Para tal, utilizou-se uma pesquisa semiestruturada destinada ao professor de ciências e protagonismo, visando relacionar as questões discutidas no levantamento bibliográfico com a realidade prática da escola. O marco teórico suscitado no trabalho reside na relação das políticas educacionais com a reestruturação produtiva que acabam por direcionar a educação para atender as demandas do século XXl. Neste sentido, o terceiro setor adentra estes espaços oferecendo propostas inovadoras, comprometidas com a mudança de paradigmas da educação pública de qualidade, objetivando a inserção do Brasil no processo de globalização e de desenvolvimento social-econômico. As abordagens traçadas por estes Organismos Multilaterais visam trabalhar as Competências e Habilidades sob perspectivas sistematizadas que promovam melhores resultados para os objetivos ao qual se destinam. Os resultados desta pesquisa sugerem que a abordagem do conteúdo de desenvolvimento sustentável, comprometido com as Competências e Habilidades da BNCC trabalhadas a partir do modelo sistematizado do modelo da Escola da Escolha se alinham as demandas dos Organismos Internacionais objetivando o compromisso com a reestruturação produtiva, promovendo uma emancipação de cunho neoliberal para dar conta de resolver os problemas do capitalismo numa proposta de atribuir via responsabilização social a função de resolver os problemas da superprodução, esvaziando o cunho crítico e emancipatório do ensino de ciências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45348
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