Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45630

Comparte esta pagina

Título : O designer de narrativa em grupos privados de WhatsApp
Autor : COSTA, Teresinha de Jesus Leonel de Oliveira
Palabras clave : Comunicação; Designer de narrativa; Teoria Ator-Rede; Grupos privados de WhatsApp; Tiro Certo; Pernambuco News; Plataforma digital
Fecha de publicación : 13-may-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Teresinha de Jesus Leonel de Oliveira. O designer de narrativa em grupos privados de WhatsApp. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A pesquisa estuda o agir do administrador dos grupos privados de WhatsApp, Tiro Certo e Pernambuco News, nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que, numa dinâmica de rede comunicacional, produz, compartilha e difunde conteúdos noticiosos usando a plataforma, administrando controvérsias entre os actantes (atores ou objetos que são levados a agir e agem levando outros à ação) dos grupos e ampliando o número de membros participantes. É esse ator que denominamos de designer de narrativa. Como a motivação da pesquisa surgiu a partir da observação exploratória, e a atividade dos grupos nunca fora estudada antes, buscamos o aporte teórico e metodológico na Teoria Ator-Rede (TAR) de Latour (2012), para compreender a dinâmica dos atores-actantes. Para conceituar o designer de narrativa, optamos pelos estudos de Vilém Flusser (2007), que apresenta o designer como um conspirador malicioso que se dedica a manipular e engendrar armadilhas. Além de Flusser (2007), o conceito está ancorado nas pesquisas de Donald Norman (2018), no que tange à usabilidade do design, assim como em Bruno Latour (2014), no que se refere à amplitude do termo. Em relação à "narrativa", buscamos o conceito de Paul Ricoeur (1987, 1994, 2000), como suporte para analisar o processo comunicacional dos grupos, em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa trabalha os estudos de plataformas (VAN DIJCK; POELL; WALL, 2018, D'ANDRÉA, 2020, LEMOS 2021) e controvérsias em ambientes digitais (VENTURINI; JACOMY; MUNK, 2018). Por se tratar de uma pesquisa experimental (FONSECA, 2002; GIL, 2007), optamos por três procedimentos técnicos de investigação, usando a plataforma WhatsApp: 1) Prints (fotografias) de telas do celular/notebook dos grupos; 2) Rastreamento (web scraping) das postagens e datificação (método de armazenamento, estruturação, interpretação e significação dos dados) a partir da linguagem Python, de modo que, a partir da classificação da orientação dos dados, realizamos uma Análise de Sentimento; e 3) Pesquisa mista, quali-quanti, através de um questionário aplicado na plataforma WhatsApp e enviado para os administradores dos grupos, e o processo de organização dos dados. Com base na aferição dos fenômenos, analisamos como o nosso designer de narrativa age imbricando o dispositivo WhatsApp, a relação com membros participantes das salas, a elaboração (design) das postagens, as controvérsias que se apresentam na dinâmica comunicacional e a lógica de emissão, difusão, encaminhamento e compartilhamento da informação.
Descripción : COSTA, Teresinha de Jesus Leonel de Oliveira, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEONEL, Teresa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45630
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Teresinha de Jesus Leonel de Oliveira Costa.pdf3.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons