Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45692

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Reinaldo Manoel da-
dc.date.accessioned2022-08-15T11:56:28Z-
dc.date.available2022-08-15T11:56:28Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationSILVA, Reinaldo Manoel da. A inserção da álgebra nos anos iniciais com ênfase no pensamento algébrico: uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45692-
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é analisar, à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) a BNCC e as praxeologias matemáticas presentes nas duas coleções mais vendidas no Plano Nacional do Livro Didático- PNLD (2019) buscando indícios de tarefas que possibilitem o trabalho com o pensamento algébrico dos estudantes nos anos iniciais. Analisamos a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC (BRASIL, 2017). Em seguida duas coleções dos anos iniciais usando como referencial teórico a noção de praxeologia que faz parte da teoria antropológica do didático (TAD) de Yves Chevallard (1999). A análise foi realizada seguindo as dez subcategorias criadas por Blanton e Kaput (2005) para o pensamento algébrico. Percebemos, na análise, que ambas as coleções apresentam indícios do trabalho com o pensamento algébrico ao longo dos anos. Entre as situações apresentadas estão o trabalho com a equivalência explorando o aspecto relacional do sinal de igual, descoberta de regularidades em sequências recursivas numéricas e geométricas, o cálculo de valores desconhecidos, o trabalho com a proporcionalidade, estruturas das operações e suas propriedades. Há uma interrelação entre as outras unidades temáticas e Álgebra ao tratar situações promissoras do pensamento algébrico. Algumas carências foram notadas como: tarefas que tratassem o número de forma algébrica. Relações Funcionais buscando a determinação de uma lei de formação e a descobertas de termos mais distantes na abordagem das sequências numéricas recursivas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleA inserção da álgebra nos anos iniciais com ênfase no pensamento algébrico : uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3133718286750417pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this research is to analyze, in the light of the Anthropological Theory of Didactics (TAD), the BNCC and the mathematical praxeologies present in the two best-selling collections in the Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (2019) seeking evidence of tasks that make it possible to work with students' algebraic thinking in the early years. We analyzed the National Curricular Common Base, the BNCC (BRASIL, 2017). Then two collections from the early years using as a theoretical framework the notion of praxeology that is part of Yves Chevallard's (1999) anthropological theory of the didactic (ADT). The analysis was carried out following the ten subcategories created by Blanton and Kaput (2005) for algebraic thinking. We noticed, in the analysis, that both collections show evidence of work with algebraic thinking over the years. Among the situations presented are working with equivalence exploring the relational aspect of the equal sign, finding regularities in numerical and geometric recursive sequences, calculating unknown values, working with proportionality, structures of operations and their properties. There is an interrelationship between the other thematic units and Algebra when dealing with promising situations of algebraic thinking. Some shortcomings were noted such as: tasks that treated the number algebraically. Functional Relations seeking the determination of a formation law and the discovery of more distant terms in the approach of recursive numerical sequences.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Reinaldo Manoel da Silva.pdf5,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons