Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45692

Comparte esta pagina

Título : A inserção da álgebra nos anos iniciais com ênfase no pensamento algébrico : uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didático
Autor : SILVA, Reinaldo Manoel da
Palabras clave : Álgebra; Livros didáticos; Base Nacional Comum Curricular
Fecha de publicación : 22-mar-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Reinaldo Manoel da. A inserção da álgebra nos anos iniciais com ênfase no pensamento algébrico: uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : O objetivo geral desta pesquisa é analisar, à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) a BNCC e as praxeologias matemáticas presentes nas duas coleções mais vendidas no Plano Nacional do Livro Didático- PNLD (2019) buscando indícios de tarefas que possibilitem o trabalho com o pensamento algébrico dos estudantes nos anos iniciais. Analisamos a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC (BRASIL, 2017). Em seguida duas coleções dos anos iniciais usando como referencial teórico a noção de praxeologia que faz parte da teoria antropológica do didático (TAD) de Yves Chevallard (1999). A análise foi realizada seguindo as dez subcategorias criadas por Blanton e Kaput (2005) para o pensamento algébrico. Percebemos, na análise, que ambas as coleções apresentam indícios do trabalho com o pensamento algébrico ao longo dos anos. Entre as situações apresentadas estão o trabalho com a equivalência explorando o aspecto relacional do sinal de igual, descoberta de regularidades em sequências recursivas numéricas e geométricas, o cálculo de valores desconhecidos, o trabalho com a proporcionalidade, estruturas das operações e suas propriedades. Há uma interrelação entre as outras unidades temáticas e Álgebra ao tratar situações promissoras do pensamento algébrico. Algumas carências foram notadas como: tarefas que tratassem o número de forma algébrica. Relações Funcionais buscando a determinação de uma lei de formação e a descobertas de termos mais distantes na abordagem das sequências numéricas recursivas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45692
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Reinaldo Manoel da Silva.pdf5,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons