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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45819
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Título: | Retroanálise de pavimentos de concreto de cimento Portland : estudo de caso da influência do tráfego gerado pela implantação do BRT na Av. Caxangá na vida útil remanescente do pavimento existente |
Autor(es): | BELO, Danilo de Oliveira Tenório ALVES, Ilton Santos |
Palavras-chave: | Engenharia Civil; Pavimento rígido; Tráfego; BRT |
Data do documento: | 15-Ago-2014 |
Citação: | BELO, Danilo de Oliveira Tenório; ALVES, Ilton Santos. Retroanálise de pavimentos de concreto de cimento Portland: estudo de caso da influência do tráfego gerado pela implantação do brt na av. caxangá na vida útil remanescente do pavimento existente. 2014. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo investigar o impacto do tráfego gerado pela implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Av. Caxangá sobre o pavimento de concreto de cimento portland existente. A partir de dados de ensaios de FWD (Falling Weight Deflectometer) realizados ao longo do trecho analisado, tentou-se estimar a vida útil remanescente do pavimento sob as novas condições de tráfego utilizando uma abordagem mecanicista das deformações. Os ensaios de FWD foram realizados de acordo com as normas PRO 273-96 (DNER, 1996) e D4695-03 (ASTM, 2003) que discorrem sobre as melhores práticas para uma correta realização do ensaio, de modo a se obterem valores de deflexão confiáveis e representativos da condição real do pavimento. As deflexões obtidas nos ensaios de FWD foram utilizadas para estimar as propriedades físicas do pavimento, a saber: coeficiente de reação do subleito, coeficiente de transferência de carga entre as placas e módulo de elasticidade do concreto. Tais propriedades exercem influência importante na resposta do pavimento quando submetido aos carregamentos gerados pelo tráfego. De posse dos parâmetros do pavimento existente, estimou-se o número de repetições do eixo padrão suportados pelo mesmo antes de apresentar problemas de ordem funcional e/ou estrutural. O cálculo do número de repetições do eixo padrão remanescente foi feito através de um modelo simplificado recomendado pela AASHTO (American Association of State Highway and Transportation Officials) em seu Guia de Dimensionamento de Pavimentos (AASHTO, 1993). Finalmente, pôde-se determinar a vida útil remanescente do pavimento existente dividindo-se o número de repetições do eixo padrão suportado pelo mesmo pelo número de repetições do eixo padrão calculado para o tráfego futuro do BRT. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45819 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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