Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45914

Comparte esta pagina

Título : Análise didaticamente estruturada das correspondências entre lógicas de descrições e lógicas modais
Autor : FELIX FILHO, Hélder Paixão
Palabras clave : Teoria da computação; Lógica modal; Lógica de descrições
Fecha de publicación : 23-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FELIX FILHO, Hélder Paixão. Análise didaticamente estruturada das correspondências entre lógicas de descrições e lógicas modais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Este trabalho se propõe a apresentar uma análise sobre a correspondência entre ramificações da Lógica Modal com ramificações da Lógica de Descrições. Além disso, este texto tem como principal proposta, pela falta de um material mais palatável, preencher esta lacuna e tornar mais acessível um assunto naturalmente denso lógica e matematicamente. A apresentação didática dos formalismos é feita nos capítulos iniciais; da Lógica de Descrições foi escolhida a linguagem ALC e da Lógica Modal, o sistema K. É demonstrado por que a correspondência não ocorre a princípio, por isso o sistema K é enriquecido para a versão multimodal Km. Posteriormente é apresentada a Lógica Híbrida: ramificação modal que completa a correspondência com uma base de conhecimento de ALC. Por fim, propositalmente alocado no apêndice, são escolhidas ramificações que apresentam correspondência entre si: da Lógica de Descrições a linguagem ALCreg e a Lógica Dinâmica Proposicional, que é ramificação (modalidade) da Lógica Modal.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45914
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Hélder Paixão Felix Filho.pdf1,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons