Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971

Share on

Title: Sequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulação
Authors: MOREIRA, Anderson da Mota
Keywords: Física (Ensino médio); Didática (Ensino médio); Óptica geométrica; Lentes; Métodos de simulação; Aprendizagem experimental
Issue Date: 19-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MOREIRA, Anderson da Mota. Sequência didática sobre ensino de lentes com uso de prática maker e simulação. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O uso de sequências didáticas tem tido cada vez mais força no fazer pedagógico, pois permitem a estudantes e professores um caminho simples e organizado na busca de processos que resultem em aprendizagem significativa. Este trabalho mostra a aplicação de uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica focado em lentes que foi desenvolvida com estudantes da 3a Série do ensino médio. Ao longo desta sequência se deu ênfase a saberes teóricos, atividades experimentais, ou seja, enfatizamos o desenvolvimento do aluno através da prática do faça você mesmo, batizado como cultura maker, uso de simulação e pesquisas sobre aplicações dos temas em situações do cotidiano com vistas a desenvolver uma visão crítica dos estudantes sobre a aplicação de conceitos físicos. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, implementada e ramificada por Moreira no Brasil, e a teoria do ensino de Bruner são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho são os fundamentos teóricos que embasam todo o caminho percorridos neste trabalho. A avaliação desta atividade foi realizada ao longo de todo o processo de implementação da sequência didática, dando-se atenção na busca de diferentes instrumentos avaliativos, a fim de, perceber indícios da existência de aprendizagem significativa crítica nas respostas dos estudantes. Com o uso dos diferentes instrumentos avaliativos podemos afirmar que a sequência didática foi bem sucedida em sua aplicação, desde os resultados apresentados nas avaliações somativas, quanto nos resultados obtidos das práticas maker, até a capacidade dos estudantes de se portarem de forma reflexiva e crítica, em relação a sua percepção e a utilização dos conhecimentos em seu cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45971
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Anderson da Mota Moreira.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons