Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46011
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de química para surdos: análise da produção acadêmica em periódicos de 2000 a 2018. |
Autor(es): | DIAS, Christiane da Silva |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Surdos; Tecnologia da informação; Ciência; Química - Experiências |
Data do documento: | 25-Jul-2018 |
Citação: | DIAS, Christiane da Silva. Ensino de química para surdos: análise da produção acadêmica em periódicos de 2000 a 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A presente pesquisa é uma revisão de literatura de trabalhos veiculados em periódicos sobre ensino de Química para surdos, de 2000 a 2018, a fim de traçar um panorama dos últimos estudos da área e suas tendências. Para isso, foi realizada uma pesquisa na plataforma Google Acadêmico por artigos que tratavam desse tema e, para a construção do corpus de dados, foram lidos os resumos e/ ou todo o artigo. Posteriormente, foi possível quantificar a produção por Qualis/ Periódicos e categorizá- los a partir de linhas de pesquisas atuais como CTS, TICs e experimentação. A partir da análise e resultado dos dados, foi percebido que ainda há poucos trabalhos na área, porém os que possuem se enquadram entre os primeiros melhores qualificados pela Plataforma Sucupira e que estão dentro do que é proposto para um ensino inclusivo, com relação à utilização de recursos visuais que são imprescindíveis aos indivíduos com surdez. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46011 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIAS, Christiane da Silva.pdf | 904,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons