Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46011
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | DIAS, Christiane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T19:50:56Z | - |
dc.date.available | 2022-08-26T19:50:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Christiane da Silva. Ensino de química para surdos: análise da produção acadêmica em periódicos de 2000 a 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46011 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é uma revisão de literatura de trabalhos veiculados em periódicos sobre ensino de Química para surdos, de 2000 a 2018, a fim de traçar um panorama dos últimos estudos da área e suas tendências. Para isso, foi realizada uma pesquisa na plataforma Google Acadêmico por artigos que tratavam desse tema e, para a construção do corpus de dados, foram lidos os resumos e/ ou todo o artigo. Posteriormente, foi possível quantificar a produção por Qualis/ Periódicos e categorizá- los a partir de linhas de pesquisas atuais como CTS, TICs e experimentação. A partir da análise e resultado dos dados, foi percebido que ainda há poucos trabalhos na área, porém os que possuem se enquadram entre os primeiros melhores qualificados pela Plataforma Sucupira e que estão dentro do que é proposto para um ensino inclusivo, com relação à utilização de recursos visuais que são imprescindíveis aos indivíduos com surdez. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Química - Experiências | pt_BR |
dc.title | Ensino de química para surdos: análise da produção acadêmica em periódicos de 2000 a 2018. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2214891630710408 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research is a literature review of papers published in periodicals about the teaching of Chemistry for the Deaf, from 2000 to 2018, in order to give an overview of the latest studies of the area and its trends. For this, a research was done in the Google Scholar platform by articles that deal with this topic and, for the construction of the data corpus, the abstracts and / or the entire article were read. Subsequently, it was possible to quantify production by Qualis / Periodicals and to categorize them from current research lines such as STS, TICs and experimentation. From the analysis and results of the data, it was noticed that there are still few jobs in the area, but those that have are among the first best qualified by the Platform Sucupira and that are within what is proposed for an inclusive education, regarding the use of visual resources that are essential for deaf individuals. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIAS, Christiane da Silva.pdf | 904,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons